Noite de derrota e mais desfalques

Grêmio perde primeiro jogo no Paraguai e volta pra casa com mais desfalques no elenco.

A noite desta sexta-feira não acabou como os gremistas esperavam. Pela terceira fase da pré libertadores 2021, o Grêmio foi a campo no Estádio Defensores Del Chaco no Paraguai contra o Independiente Del Valle.

Os desfalques devido ao Covid-19 já assolavam o elenco antes mesmo da viagem, com o técnico Renato Portaluppi positivado, dias depois mais dois atletas afastados, tendo o tricolor sendo impedido de sair para os treinos e ainda, de última hora, mandar mais dois jogadores para cobrir os colegas.

Dentro de campo, o Grêmio começou bem melhor, com bom toque de bola e movimentação. Tanto que ainda no primeiro tempo abriu o placar com Diego Souza num golaço de cabeça, especialidade do atleta, após um cruzamento na medida de Alisson. Ainda na primeira etapa, marcou novamente mas o gol foi anulado (injustamente) em impedimento visto pela bandeirinha.

Na volta do intervalo o time gremista levou o gol de empate em boa jogada do time adversário. Sentindo o empate, não demorou muito para levar a virada em pênalti causado por Ruan, que acabou expulso pois já havia um cartão amarelo antes da penalidade máxima cometida, desfalcando assim a equipe para o jogo da volta. Mesmo com um homem a menos, o tricolor gaúcho conseguiu segurar o Del Valle graças a Brenno, que em outra noite inspirada fechou o gol com maestria não deixando o time adversário ampliar o placar.

Os dois times entraram em campo já sabendo seus grupos caso passem para a próxima fase ou tenham que enfrentar a Sul-Americana. Na tarde desta quinta, as 13h no horário de Brasília, a Conmebol realizou o sorteio de grupos das duas competições.

Caso o Grêmio reverta o placar e passe à fase de grupos da Libertadores, ficará no Grupo A (foto abaixo), juntamente com o brasileiro Palmeiras, Defensa y Justiça (ARG) e Universitário (PER). E se amargar uma desclassificação inédita nessa etapa e ter que disputar a Sul-Americana, ficará no grupo H, enfrentando o argentino Lanús de boas lembranças em nossa histórica conquista em 2017, La Equidad (COL) e Araguá (VEN).