No jogo de ontem, assim como tinha sido no anterior, vimos uma boa atuação do camisa 10 gremista, o argentino, Franco Cristaldo. Participativo nas jogadas de ataque, pisando na área, finalizando, tabelando e dando opção aos companheiros na armação das jogas, além de apoiar defensivamente, o jogador tem se mostrado mais “ligado” após um pequeno “gancho” recebido do treinador Renato Portaluppi. Há quem diga que houve uma conversa cara a cara em um dos treinos, ainda na semana passada, antes do jogo contra o Brasil de Pelotas, e que este papo reservado com o treinador deixou um alerta ligado no jogador, uma vez que Soteldo está prestes a retornar ao time e Gustavo Nunes, seu substituto imediato vem desempenhando muito bem o que lhe é pedido.
Em 2023, Franco Cristaldo teve grandes atuações com a camisa do Grêmio, distribuindo assistências e fazendo gols importantes, o que o fez terminar a temporada como vice artilheiro do time, atrás apenas de Luís Suárez. Mesmo tendo tido um ano muito bom, por vezes, o argentino era questionado, pois na parte defensiva não desempenhava um bom auxílio aos companheiros e, em outros momentos, principalmente, no segundo tempo das partidas, mostrava – se cansado e fadigado, algo que pesava nas decisões do técnico Renato Portaluppi, pois era considerada uma substituição natural a ser feita.
Neste ano de 2024, o camisa 10 e principal armador do time, não vinha tendo bons desempenhos, sem ter protagonismo na armação das jogadas e nem no combate sem a bola. O jogador foi questionado pela torcida, pela imprensa e também pelo treinador que, em determinados momentos, optou por não utilizá-lo, como por exemplo no clássico Grenal, vencido pelo Inter, no dia 25 de fevereiro, onde Renato começou o jogo com 4 homens de marcação no meio de campo e no decorrer da partida, mesmo mudando o esquema e a forma de o time jogar, não colocou o argentino em campo, dando ao mesmo um claro recado de que as atitudes deveriam mudar, caso contrário, perderia de vez o seu lugar entre os 11 titulares. Desde então, o jogador vem demonstrando maior vontade, mais disposição, mais criatividade e dando mostras de que pode voltar a ser o jogador que o Grêmio confia e pelo qual fez o seu maior investimento até hoje – sim, Franco Cristaldo é o jogador mais caro já adquirido pelo Grêmio ao longo de sua história centenária e cheia de glórias -, além de acreditar que o argentino será peça fundamental para a campanha na Copa Libertadores deste ano, ao lado de Pavón, Soteldo e Diego Costa.