Uma iniciativa voltada ao cuidado e à valorização das pessoas acolhidas pelo Albergue Municipal de Canoas passou a contar com a participação voluntária de moradores do bairro Mathias Velho. A ação é promovida pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A parceria com Daina Medeiros e Luciano Borges garante, duas vezes por mês, cortes gratuitos de cabelo e barba aos usuários do serviço. Para a administração municipal, atividades como essa contribuem para fortalecer as ações de acolhimento e atenção às pessoas atendidas no espaço.
“Cada parceria fortalece o trabalho de acolhimento que realizamos. São ações que ajudam a recuperar a autoestima e mostram para essas pessoas que elas são cuidadas e que podem encontrar caminhos para reconstruir suas vidas”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Denis Konrad.
Além das ações de cuidado pessoal, o Albergue Municipal oferece uma estrutura de atendimento destinada a apoiar os usuários em diferentes necessidades. O serviço conta com acompanhamento de assistente social e encaminhamentos para oportunidades de emprego, emissão e regularização de documentos e atendimento de saúde, quando necessário.
Entre os serviços disponíveis estão banho, jantar e espaço apropriado para o pernoite. O atendimento também considera usuários que possuem animais de estimação: o local dispõe de uma área destinada aos cães, permitindo que os animais permaneçam com seus tutores durante o período de acolhimento.
A proposta do trabalho realizado no Albergue Municipal vai além da oferta de serviços básicos. A atuação busca contribuir para que os usuários recuperem gradualmente a autonomia, tenham acesso a direitos e possam, quando possível, restabelecer vínculos familiares e sociais.





