Novo aplicativo da Ouvidoria já está sendo usado pelos esteienses

A Ouvidoria da Prefeitura de Esteio, setor vinculado ao Gabinete do Prefeito, conta com um novo aplicativo para receber demandas dos moradores do Município. A partir desta segunda-feira (5), os esteienses podem encaminhar pedidos, reclamações e sugestões para a Administração Municipal através do e-Ouve, plataforma que substitui o Fiscale.vc e que pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play (para smartphones com sistema Androide) e App Store (para smartphones com sistema iOS). O acesso, também, pode ser feito diretamente pelo computador, através do site www.eouve.com.br.

Uma das primeiras pessoas a utilizar o novo App foi o administrador Everton Menegussi, 46 anos. Habituado a encaminhar demandas pelo Fiscale, ele não encontrou maiores dificuldades com o novo sistema. “Ele é muito fácil de navegar e bastante intuitivo. Fiz a solicitação de uma troca de lâmpada queimada na Rua Padre Anchieta, no bairro onde moro, e foi bem tranquilo”, comentou o morador do Novo Esteio.

Na primeira manhã de funcionamento, o eOuve registrou 23 demandas. Duas delas entraram pelo App e uma pelo site. As demais foram incluídas pelos servidores da Ouvidoria a partir de pedidos feitos pelo telefone da Ouvidoria e pelo WhatsApp. Todas as solicitações que chegam à Prefeitura são registradas no eOuve, inclusive as que chegam pelo setor de Atendimento ao Cidadão (atendimento presencial), pelo Gabinete Aberto, encaminhadas pela Câmara de Vereadores ou recebidas no Prefeitura na Rua, ação, por enquanto, suspensa em virtude da pandemia da COVID-19.

Para o diretor de Atendimento ao Cidadão, Rafael Bissolotti, o eOuve também é mais simples para quem recebe e dá andamento às solicitações. “Ele é um sistema mais interativo, mais fácil de entender e navegar entre as demandas. Vai agilizar nosso trabalho”, destacou.

O primeiro passo para usar o eOuve é baixar o app em uma loja ou acessar o site. Depois, é preciso fazer um cadastro com dados pessoais e criar uma senha. Após isso, o aplicativo (ou site) já está disponível para uso.

Funcionários de diferentes setores responsáveis por atender demandas registradas na Ouvidoria participaram, em janeiro, de um treinamento sobre a operação do novo sistema.

Várias formas de contato
Por mês, a Ouvidoria da Prefeitura registra, em média, 1,3 mil solicitações. As demandas chegam através de diferentes canais. Além do eOuve, elas podem ser feitas, também, pelo DisquEsteio (telefone 0800-541-0400 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h) e pelo WhatsApp (98600-7011 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h). O contato pode ser realizado, ainda, no setor de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h – atendimento presencial).

Outras formas de encaminhar pedidos, reclamações e sugestões são diretamente ao prefeito, através do Gabinete Aberto, realizado todas as segundas-feiras a partir das 14h, e nas ações do Prefeitura na Rua, quando uma estrutura é montada em um bairro ou comunidade para atendimento direto aos moradores (por enquanto, está suspensa em razão da pandemia de COVID-19).

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