ESTEIO – Visitadores do Criança Feliz e Primeira Infância Melhor receberão tablets

Uma importante ferramenta de trabalho será disponibilizada para os profissionais dos programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM). Nesta quinta-feira (4), os visitadores vão receber 15 tablets, adquiridos com recursos do PCF a um custo de R$ 615 cada, que serão usados nas visitas que realizam na casa de gestantes e mães contempladas pelos programas, realizados, respectivamente, pelos governos Federal e Estadual em parceria com a Prefeitura de Esteio. A solenidade, que observará os protocolos para se evitar a propagação do novo coronavírus, será realizada na sede da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) às 9h30min.

Em Esteio, o PIM e PCF realizam um trabalho integrado de atendimento a gestantes e crianças de zero a três anos inscritas no Cadastro Único e a crianças de até seis anos de idade que recebem Benefício de Proteção Continuada (BPC). Através de visitas domiciliares, os visitadores buscam orientar as famílias para a cultura do cuidado, do afeto, da comunicação positiva e do brincar, favorecendo o exercício da parentalidade.

Durante os últimos dois anos, o crescimento dos programas foi notável, superando a meta de 200 adesões, pactuada entre o Município de Esteio e o Governo Federal. Somente em 2020, mesmo com a pandemia de coronavírus, foram 10,5 mil visitas para uma média de 219 famílias atendidas por mês. A metodologia de trabalho necessitou ser adaptada, sendo que as visitas presenciais passaram a ser realizadas nos portões das casas com a entrega de materiais para a construção das atividades das crianças com suas famílias, bem como também se iniciou o atendimento on-line, no qual foram utilizados recursos como: WhatsApp e Instagram, entre outros.

Devido ao aumento da demanda de registros dos programas e a criação do e-PCF, sistema próprio do Criança Feliz que inclui a inserção de informações das gestantes e crianças aderidas ao programa, bem como o preenchimento de planilhas mensais sobre os atendimentos realizados, foi necessária a compra de um tablet para cada visitador dos programas.

A atuação do Primeira Infância Melhor em Esteio teve início em 2006, três anos após a criação da iniciativa pelo governo gaúcho. Em 2016, o Governo Federal lançou proposta semelhante, batizada de Programa Criança Feliz, ao qual o Município aderiu em 2017, como complementação às ações já realizadas com o PIM. Ambas atuam desde os cuidados com a mãe, durante a gestação, passando o foco para a criança após o nascimento.

Os projetos são executados pela Prefeitura em um trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), de Saúde (SMS) e de Educação (SME). A equipe conta com 15 visitadores (estagiários das áreas de Pedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia), duas supervisoras e um digitador.

Vacinação contra a COVID-19
Na manhã desta quarta-feira (3), os visitadores do Programa Criança Feliz e Primeira Infância Melhor receberam a primeira dose do imunizante contra a COVID-19. A aplicação da Coronavac, vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, foi realizada no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias). A segunda dose será feita entre 14 e 28 dias.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img