COVID-19: resultado de teste poderá ser acessado no site da Prefeitura

Pessoas encaminhadas pela Prefeitura de Esteio para fazer o teste de detecção do novo coronavírus (COVID-19) poderão acessar online o resultado de seu exame, no site da Administração Municipal. Basta entrar no endereço www.esteio.rs.gov.br/resultadocovid e colocar seu CPF e a senha (informada no momento da testagem). A medida é válida para pessoas que fizerem a coleta a partir desta segunda-feira (5).

 

Segundo os dados do boletim epidemiológico da Prefeitura, até este domingo (4) já foram realizados 32.563 testes no Município. Esse número coloca Esteio, proporcionalmente, como a cidade que mais testes promoveu entre as cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre: são mais de 39,1 mil testes para cada 100 mil habitantes.

 

O teste é feito em pessoas que sentirem pelo menos dois dos seguintes sintomas: perda do olfato ou do paladar, dor de garganta, sensação febril ou febre, distúrbios gastrointestinais (náuseas / vômitos / diarreia), tosse, coriza, cansaço, dor de cabeça ou falta de ar. Neste caso, o primeiro passo é ligar para o telefone do Telecorona (3459-4723) e, caso necessário, a coleta será agendada e realizada no drive-thru montado em frente da Secretaria Municipal da Saúde (Rua Padre Claret, 666).

 

No Município, são realizados dois tipos de testagens, o RT-PCR e os testes rápidos (IgG e IgM). O primeiro identifica, a partir da coleta de secreções com o uso de um bastão (cotonete), se o vírus está ativo ou não, e deve ser realizado entre o 3º e o 8º dia de sintomas. O segundo, por sua vez, é feito com a coleta de sangue e aponta se a pessoa teve contato com o coronavírus.

 

A SMS informa, ainda, que as pessoas que fizeram testes de farmácia com resultado positivo devem mandar e-mail para coronapositivoesteio@gmail.com com os dados de identificação pessoal (CPF, data de nascimento, endereço e telefone) de cada morador da residência.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img