Canoas inaugura primeiro Centro de Tratamento de Esporotricose do Rio Grande do Sul

Estrutura pioneira amplia atendimento especializado, fortalece a saúde animal e reforça ações de prevenção da doença

 

A Prefeitura de Canoas inaugurou, nesta quinta-feira (25), o primeiro Centro de Tratamento de Esporotricose do Rio Grande do Sul. A nova estrutura, vinculada à Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal (SMBEA), foi entregue durante a programação dos 87 anos do município e representa um avanço nas políticas públicas de saúde e proteção animal.

Localizado na Avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara, o centro foi criado para ampliar o atendimento especializado de animais acometidos pela doença e fortalecer as ações de prevenção e controle da esporotricose.

 

Estrutura especializada

O novo espaço conta com uma ala exclusiva para acolhimento e acompanhamento dos animais em tratamento, além de equipe formada por:

Médico-veterinário responsável;

Auxiliar de atendimento;

Equipe de limpeza dedicada aos protocolos de higienização e biossegurança.

O atendimento será destinado exclusivamente a moradores de Canoas inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

As consultas ocorrerão por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, seguindo os protocolos já adotados pela Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal.

 

Marco para a saúde animal

Durante a inauguração, o prefeito Airton Souza destacou o caráter pioneiro da iniciativa.

“Hoje é um dia histórico para Canoas. Somos a primeira cidade do Rio Grande do Sul a contar com um Centro de Tratamento de Esporotricose, um passo gigantesco no cuidado com os animais. Eles dependem de nós e precisam do suporte necessário para atender às suas demandas. Também destaco a importância dos colaboradores que trabalham diariamente em prol dos nossos animais.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou que o novo serviço reforça o compromisso da administração com políticas públicas permanentes.

“Fico feliz em ver a equipe que se dedicou para entregar este Centro de Tratamento de Esporotricose e a forma acolhedora como o atendimento foi estruturado. É importante saber que estamos em um governo comprometido com políticas públicas. Esta é uma pauta que não tem ideologia.”

O secretário municipal do Bem-Estar Animal, Diógenes Ramires, destacou a ampliação da estrutura de atendimento no município.

“Quero agradecer à minha equipe, que está diariamente frente a frente com a população. Estamos ampliando as políticas públicas de atendimento na nossa cidade, dobrando a capacidade de leitos e entregando este espaço com o apoio de parceiros. Hoje temos a maior estrutura do Rio Grande do Sul em cirurgias e atendimentos na área do bem-estar animal.”

Durante a cerimônia, o vereador Cris Moraes também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre servidores e poder público.

“Os colaboradores da secretaria têm uma parcela imensa de contribuição para que chegássemos a esta entrega. O diálogo foi o grande elo para proporcionar mais saúde aos gatos e às pessoas. A parceria entre o poder público e a coletividade foi fundamental. O atendimento deste centro também contempla gatos sem tutor.”

 

O que é a esporotricose?

A esporotricose é uma doença causada por fungos do gênero Sporothrix, que afeta principalmente gatos, mas também pode atingir cães e seres humanos.

A transmissão ocorre por meio do contato com lesões, secreções ou arranhaduras de animais infectados, tornando essencial o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a adoção de medidas preventivas.

Além do atendimento clínico, o novo centro também desenvolverá ações de orientação à população sobre:

prevenção da doença;

posse responsável de animais;

cuidados para evitar a transmissão;

promoção da saúde e do bem-estar animal.

Com a implantação do serviço, Canoas passa a ser referência estadual na assistência especializada para o tratamento da esporotricose e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde animal.

 

 

 

 

 

Foto: Bruno Ourique 

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.

Publicidade

Publicidade

- Conteúdo Pago -spot_img

Publicidade