Estrutura pioneira amplia atendimento especializado, fortalece a saúde animal e reforça ações de prevenção da doença
A Prefeitura de Canoas inaugurou, nesta quinta-feira (25), o primeiro Centro de Tratamento de Esporotricose do Rio Grande do Sul. A nova estrutura, vinculada à Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal (SMBEA), foi entregue durante a programação dos 87 anos do município e representa um avanço nas políticas públicas de saúde e proteção animal.
Localizado na Avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara, o centro foi criado para ampliar o atendimento especializado de animais acometidos pela doença e fortalecer as ações de prevenção e controle da esporotricose.
Estrutura especializada
O novo espaço conta com uma ala exclusiva para acolhimento e acompanhamento dos animais em tratamento, além de equipe formada por:
Médico-veterinário responsável;
Auxiliar de atendimento;
Equipe de limpeza dedicada aos protocolos de higienização e biossegurança.
O atendimento será destinado exclusivamente a moradores de Canoas inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
As consultas ocorrerão por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, seguindo os protocolos já adotados pela Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal.
Marco para a saúde animal
Durante a inauguração, o prefeito Airton Souza destacou o caráter pioneiro da iniciativa.
“Hoje é um dia histórico para Canoas. Somos a primeira cidade do Rio Grande do Sul a contar com um Centro de Tratamento de Esporotricose, um passo gigantesco no cuidado com os animais. Eles dependem de nós e precisam do suporte necessário para atender às suas demandas. Também destaco a importância dos colaboradores que trabalham diariamente em prol dos nossos animais.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou que o novo serviço reforça o compromisso da administração com políticas públicas permanentes.
“Fico feliz em ver a equipe que se dedicou para entregar este Centro de Tratamento de Esporotricose e a forma acolhedora como o atendimento foi estruturado. É importante saber que estamos em um governo comprometido com políticas públicas. Esta é uma pauta que não tem ideologia.”
O secretário municipal do Bem-Estar Animal, Diógenes Ramires, destacou a ampliação da estrutura de atendimento no município.
“Quero agradecer à minha equipe, que está diariamente frente a frente com a população. Estamos ampliando as políticas públicas de atendimento na nossa cidade, dobrando a capacidade de leitos e entregando este espaço com o apoio de parceiros. Hoje temos a maior estrutura do Rio Grande do Sul em cirurgias e atendimentos na área do bem-estar animal.”
Durante a cerimônia, o vereador Cris Moraes também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre servidores e poder público.
“Os colaboradores da secretaria têm uma parcela imensa de contribuição para que chegássemos a esta entrega. O diálogo foi o grande elo para proporcionar mais saúde aos gatos e às pessoas. A parceria entre o poder público e a coletividade foi fundamental. O atendimento deste centro também contempla gatos sem tutor.”
O que é a esporotricose?
A esporotricose é uma doença causada por fungos do gênero Sporothrix, que afeta principalmente gatos, mas também pode atingir cães e seres humanos.
A transmissão ocorre por meio do contato com lesões, secreções ou arranhaduras de animais infectados, tornando essencial o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a adoção de medidas preventivas.
Além do atendimento clínico, o novo centro também desenvolverá ações de orientação à população sobre:
prevenção da doença;
posse responsável de animais;
cuidados para evitar a transmissão;
promoção da saúde e do bem-estar animal.
Com a implantação do serviço, Canoas passa a ser referência estadual na assistência especializada para o tratamento da esporotricose e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde animal.
Foto: Bruno Ourique






