A Associação de Juventude Rural de Agudo (AJURA) promoveu, no último final de semana, a vigésima Olimpíada Rural de Agudo. Os jogos começaram no sábado (15) às 8h30min e contaram com a participação de 10 grupos de jovens associados à AJURA, que juntos têm aproximadamente 950 sócios, com idades entre 6 e mais de 60 anos. Às 13h teve início a cerimônia de abertura, com a presença de autoridades e o juramento dos atletas.
Foram disputadas as seguintes modalidades: futebol de sete, voleibol, canastra de casal, bocha em trio, tiro de laço, estilingue, pênalti no pneu, salto em distância, salto em altura, pênaltis em dupla, rústica, bocha em dupla, bocha 48 e corrida, quase todas com categorias femininas e masculinas.
As modalidades que sempre chamam muita atenção são a prova do serrote de casal, cabo de guerra e debulha de milho, que é uma prova com participantes acima de 55 anos de idade. Nessa prova, os participantes têm que debulhar o milho em uma bacia e depois colocar em uma garrafa PET. Quem fizer em menor tempo será o vencedor. Nesta edição, os vencedores dessa prova foram Paulo Unfer e Loida Kasburger. Ao todo, foram disputadas 42 modalidades e o público presente foi de aproximadamente 1.500 pessoas, que tiveram muita diversão, reencontros e interação, mostrando a força de quem vive no meio rural.
A diretoria da Associação de Juventude Rural de Agudo agradece a participação dos 10 grupos integrantes, do público em geral, da arbitragem e de todos que apoiaram este grande evento. Muito obrigada a todos. Parabéns aos atletas medalhistas, aos campeões gerais e a todos os grupos pela organização, empenho e respeito durante as competições.
