O Cartão SD foi lançado em 1994, pela SanDisk, ela continua sendo uma das principais lançadoras desse cartão. Ele é um tipo de aparelho que armazena os dados em memória flash, sendo usado em videogames, câmeras, telefones, mp3 players entre outros. Mesmo aparentemente parecem pequenos, eles suportam uma grande quantidade de armazenamento, dependendo do modelo que escolher. Sendo facilmente transportável para onde você quiser, conectando facilmente em qualquer aparelho que suporte o mesmo.
É seguro usar Cartão SD?
Sim, porém como sendo um hardware frágil, pode ocorrer diversos problemas, tais como: Quebras, impactos, problemas com o conector, também invasões hackers através de arquivos infectados trazendo problemas para os demais armazenados. Mas diretamente no uso, ele é muito seguro tomando seus devidos cuidados. Não podendo deixar escapar se ocasionalmente ocorrer roubos, ele é facilmente pego, e esquecido em lugares, por ser leve e pequeno.
Quais os tipos do Cartão SD?
Bom, vamos conhecer os modelos do Cartão SD, que são três, SD, SDHC e SDXC, além deles, tem distintas variações como, SD, miniSD e microSD. Cada modelo e especificação tem suas diferenças, sendo assim fica a critério do usuário escolher qual usar, e qual seja o melhor para seus arquivos.
Segue abaixo para mais informações:
Modelo SD:
A capacidade dele varia entre 128MB sendo até 2GB.
O seu formato padrão é: FAT16
Modelo SDHB:
A capacidade máxima dele é bem maior, sendo entre 4GB e 32GB.
O seu formato padrão é: FAT32
Modelo SDXC:
A capacidade máxima dele aumenta consideravelmente, sendo entre 32GB e até 2 TB.
O formato padrão é: exFAT
Se acaso tiver perda de dados, é possível recuperar?
Sim! Perder dados no Cartão SD não é tão difícil quando se parece, pois ele pode ser facilmente quebrado, tendo colisões com ele no bolso, em sacolas, mochilas. Como ele é consideravelmente menor que os demais dispositivos de armazenamento, também é facilmente esquecê-lo que está em certos lugares, e acabar batendo, e assim quebrando o conector.
A recuperação em Cartão SD quando quebrado é um pouco mais delicada e mais difícil de recuperar, por esse motivo é necessário ter o devido cuidado ao transportar o aparelho para não ocorrer danos. Se for quebrado e o hardware for de alguma forma prejudicado, precisaria de consulta com especialista para verificar a possibilidade de recuperar as informações. Para isso existem empresas especializadas em recuperação de dados de forma profissional e com a devida segurança.
Existem empresas que passam segurança e profissionalismo no quesito recuperar dados, uma delas é a Digital Recovery, já estando no mercado há 23 anos recuperando dados, dizendo ser pioneiros em desenvolver tecnologias de recuperação em Cartão SD. Não só ela, também existe a empresa chamada de Corvus, dizem em seu site que até depois de formatar ou apagar arquivos eles conseguem recuperar, fazendo isso com total segurança.
Bom, entendendo e tendo a ciência que os dados foram perdidos e são importantes, não é necessário perder tempo, procure alguém que possa te ajudar e solucionar seus problemas com segurança.
Conclusão
O Cartão SD basicamente é um dispositivo de armazenamento de dados, que funciona em memória flash, trazendo facilidade para transportar os arquivos com rapidez e segurança. Tendo alguns tipos de modelos, e especificações, fica a escolha do usuário escolher qual comprar.
Como o hardware do Cartão SD é frágil e pequeno, precisa-se tomar cuidado para não danificar no transporte, tendo colisões e ocasionando quebra do conector.
Após reconhecer que aconteceu o imprevisto de ter causado a perda dos dados, procure empresas especializadas no assunto de recuperar dados em Cartão SD. Não corra o risco de ter os seus dados perdidos.