Atividades no Parque dos Rosas estimularam criatividade, interação e contato com a natureza
A manhã desta quarta-feira (3) foi marcada por muita diversão, imaginação e aprendizado para estudantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Canoas. Em alusão à Semana do Brincar, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu uma programação especial no Parque dos Rosas, reunindo atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento infantil.
A iniciativa buscou reforçar a importância do brincar como ferramenta fundamental para o crescimento das crianças, promovendo momentos de convivência, criatividade e interação entre alunos, educadores e famílias.
Brincar como ferramenta de desenvolvimento
Segundo a diretora da Educação Infantil da SME, Caroline Ávila, a proposta da Semana do Brincar vai além da diversão e contribui diretamente para o processo de aprendizagem.
“A Semana do Brincar é um movimento que busca conscientizar sobre a importância das experiências lúdicas na infância. Além de promover a diversão, as atividades contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças, fortalecendo habilidades fundamentais para a aprendizagem”, explicou.
Programação reuniu atividades ao ar livre
Durante toda a manhã, as crianças participaram de diversas experiências educativas e recreativas, entre elas:
Circuitos de brincadeiras;
Espaços de leitura;
Oficinas de pintura;
Exposição de fotos e histórias;
Atividades sensoriais;
Brincadeiras livres;
Ações de estímulo à imaginação e criatividade.
A programação foi acompanhada por professores, equipes pedagógicas e familiares, fortalecendo a integração entre escola e comunidade.
Contato com a natureza foi um dos destaques
A assessora pedagógica da SME, Débora Berlitz, destacou que a proposta do evento é proporcionar ambientes que estimulem a exploração e a descoberta por meio do brincar.
“Este é um evento que temos buscado fazer todos os anos. A ideia é trabalhar com espaços circunscritos para as crianças explorarem a brincadeira e as suas investigações. Aqui elas podem fazer essa exploração livre e ainda interagir com outras crianças, outros adultos e estudantes de outras escolas”, afirmou.
Para a professora Gabriela Severo, da EMEI Vovó Doralice, o contato com ambientes naturais é cada vez mais importante para a infância contemporânea.
“Na infância de hoje as crianças estão cada vez mais dentro de casa. Quando proporcionamos um espaço ao ar livre, perto da natureza e com elementos naturais, tiramos essa criança de um ambiente mais artificial para um espaço que favorece o desenvolvimento e a descoberta”, destacou.
Famílias aprovam a iniciativa
A professora Sabrina Paim Vanzing, mãe da pequena Diovana, de 4 anos, aluna da EMEI Vó Picucha, acompanhou as atividades e ressaltou os benefícios das experiências lúdicas.
“A Semana do Brincar trouxe uma série de atividades diferenciadas e de estímulos para ela, como o brincar livre, o brincar com tintas e texturas. Essas brincadeiras ajudam muito no desenvolvimento e no raciocínio lógico. Em casa, ela levou essas experiências para nós e passamos a realizar mais atividades desse tipo”, contou.
Semana do Brincar valoriza a infância
A Semana do Brincar é um movimento nacional que busca conscientizar a sociedade sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças. A iniciativa incentiva escolas, famílias e comunidades a criarem oportunidades para que os pequenos possam explorar, criar, interagir e aprender por meio das brincadeiras.
Em Canoas, a ação reforça o compromisso da rede municipal de ensino com uma educação que valoriza a infância, a criatividade e o desenvolvimento saudável das crianças.
Foto: Bruno Ourique






