Você sabia que Canoas nunca teve cinco UPAs?

Você já deve ter ouvido um certo candidato a prefeito dizer que Canoas tinha cinco UPAS durante sua gestão e que ele vai reabrir as três UPAs que teriam sido fechadas por Busato.

Esse candidato se refere às unidades que, durante sua gestão, ele chamava de UPA do Idoso, UPA Caçapava e UPA Niterói.

Mas você sabia que Canoas nunca teve cinco UPAs? Nós vamos te explicar.

Primeiro, você precisa entender o que é uma UPA.

Segundo o Ministério da Saúde, UPAs são unidades responsáveis por oferecer pronto atendimento de média complexidade durante 24 horas ininterruptas. Elas contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento.

Mas por que Canoas nunca teve cinco UPAs?

Segundo dados do cadastro do Ministério da Saúde, a UPA do Idoso, a UPA Caçapava e a UPA Niterói atendiam durante 16 horas por dia. Ou seja, o nome UPA era apenas uma fantasia.

E qual a verdade sobre as UPAs?

Elas estão abertas! Hoje, a antiga UPA do Idoso fica no Centro, em um local mais acessível para todos e segue oferecendo pronto atendimento; a antiga UPA Caçapava virou Clínica de Saúde da Família e atende até às vinte e duas horas; já a UPA Niterói, agora, é Clínica de Saúde da Família Primeiro de Maio e atende até às vinte horas.

Além disso, Canoas passou a contar com a Clínica de Saúde da Mulher e a Clínica de Saúde da Criança. Atendendo 24 horas por dia e sete dias por semana, as duas realmente poderiam ser chamadas de UPA da Mulher e UPA da Criança.

Então, não acredite em tudo que dizem por aí para conquistar seu voto. Pesquise e saiba a verdade!

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img