Secretaria de Educação lança livro sobre história do Conselho Municipal de Novo Hamburgo

A história do mais antigo conselho municipal de educação do Brasil será contada em livro. Como forma de documentar os 60 anos de atuação da entidade, a Secretaria de Educação (SMED) publica a obra “Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo: 6 décadas de história 1958-2018”. O lançamento acontecerá na terça-feira, dia 15 de dezembro, às 14 horas, na Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59 – Centro), com a presença de poucos convidados, visando respeitar as orientações sanitárias de combate ao coronavírus. “O conselho exerce um papel fundamental para a educação da cidade e, como mais antigo do país, merece nossa reverência. Contar a história do conselho é, de certa forma, contar e valorizar a história da educação de Novo Hamburgo”, afirma a secretária de Educação, Maristela Guasselli, uma das idealizadoras do livro.

Em mais de 160 páginas, a obra destaca cada uma das seis décadas de história do Conselho Municipal de Educação (CME) e os principais desafios enfrentados em cada período. O livro foi produzido pela própria equipe da SMED e envolveu diferentes profissionais entre pesquisa, apresentação, revisão e projeto gráfico. O texto é assinado pelo professor e assessor Dionísio Felipe Hatzenberger que, além de consultas bibliográfica, teve acesso ao acervo de atas, resoluções e correspondências do CME, e entrevistou ex-presidentes, conselheiros e secretários. A tiragem de 200 exemplares será entregue aos conselheiros titulares, escolas municipais, bibliotecas públicas, universidades e CME.

Ficha técnica

Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo: 6 décadas de história 1958-2018

168 páginas

Texto: Dionísio Felipe Hatzenberger

Apresentação: Helena Venites Sardagna

Colaboradores de pesquisa: Maristela F. R. Guasselli, Mateus Winck Pires, Neide Beatriz Rodrigues Vargas, Pedro Vinícius Francisco Reisdorfer e Silvana Maria Ramos

Revisão: Carlos Batista Bach, Joseane Matias, Helena Venites Sardagna 

Projeto gráfico e diagramação

Eduardo Stieler Rodrigues

Júlia Schuh dos Reis

Capa: Carlos Alberto de Araujo Junior

More articles