O sedentarismo é uma das maiores causas de morte no país, por isso é importante praticar exercícios, manter uma alimentação saudável e uma rotina de sono boa. E o melhor é que existem várias maneiras de se manter em forma.
Para ter noção, a prática de exercícios diminui as doenças cardiovasculares, controla a pressão arterial e aumenta a força muscular. Pensando nisso, o influencer digital, Roberth Rodrigues, trouxe alguns exercícios físicos para te tirar da rotina e melhorar sua qualidade de vida.
Qual é a diferença entre exercício físico e atividade física?
Antes de falarmos dos tipos de exercícios físicos, é importante estabelecer esta distinção. O exercício é uma atividade definida, realizada em um tempo determinado e com objetivos específicos. Você entenderá um pouco melhor no próximo tópico.
Já a atividade física é todo movimento que realizamos no dia a dia. Pode ser a limpeza da casa, andar entre a estação de metrô e o trabalho, subir as escadas do prédio em vez de utilizar o elevador, e assim por diante.
Os dois são importantes para a saúde. Mesmo quem pratica exercícios todos os dias indo a uma academia, por exemplo, deve incluir outras atividades físicas em sua rotina. O motivo é que, quando passamos muito tempo sentados, nossos riscos de desenvolver câncer e doenças cardiovasculares aumenta.
Musculação na academia
“A musculação é a maneira mais famosa de exercícios físicos, inclusive eu cuido do meu corpo praticando frequentemente a academia, além de manter uma alimentação saudável. Esse tipo de exercício melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório, perfeito para quem busca perder peso ou ganhar massa”.
Corrida
“É comprovado que o exercício físico é um dos fatores mais importantes para a saúde e a corrida é um esporte que te ajuda em vários âmbitos. A corrida te ajuda a trabalhar na resistência física, tonifica as coxas e também te ajuda a perder peso. Além de te ajudar mentalmente melhorando seu humor e bem-estar”.
Yoga
“Para quem não sabia, praticar yoga também é um exercício físico. E o melhor é que ele ajuda na parte mental além da corporal. A prática aumenta a força, o equilíbrio e a resistência, ajudando na diminuição do estresse”.
Danças
“A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade e fortalece os músculos. Na própria academia tem aulas específicas de dança, como zumba e fit dance. Mas você pode optar por outros tipos de dança como do ventre ou balé”, finaliza Roberth Rodrigues.
Conheça Roberth Rodrigues:
https://instagram.com/euroberthrodrigues
https://www.tiktok.com/@euroberthrodrigues