spot_img

Prefeitura de Gravataí propõe reajuste de gratificação para diretores escolares

Projeto prevê valorização dos gestores educacionais com aumento de até 40%

Nesta terça-feira (10), o prefeito Luiz Zaffalon encaminha para apreciação dos vereadores municipais um projeto de lei que revisa os valores da Gratificação de Direção (GD) e Vice-Direção (GVD). Elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), a proposta prevê um reajuste de até 40%, visando a valorização das gestões escolares na rede municipal.

O reajuste será aplicado de acordo com o número de alunos matriculados em cada escola, correspondendo ao valor obtido pela multiplicação do coeficiente pelo Valor Referencial de Vencimento (VRV) vigente. Todas as 75 escolas da rede municipal serão contempladas com a atualização dos valores.

“O reajuste busca premiar o esforço destes profissionais em fazer uma educação cada vez melhor. Para buscarmos índices aceitáveis e desejáveis para nossos alunos, a direção da escola também é fator fundamental”, destaca Zaffalon. “E vem mais por aí: estudamos e implantaremos outras vantagens, para reconhecer o mérito de quem alcança objetivos.”

Segundo a secretária da Educação, Aurelise Braun, o reajuste atende a uma demanda antiga das direções escolares. “É preciso reconhecer e valorizar o papel fundamental desses profissionais na educação. Esse reconhecimento motiva o aprimoramento da gestão, a promoção de um ambiente escolar mais positivo e o incentivo à liderança pedagógica”, ressalta.

Investimento na qualificação educacional

Além da valorização dos diretores escolares, a Prefeitura de Gravataí tem investido em ações estratégicas para elevar os índices educacionais do município. Atualmente, os anos iniciais e finais do Índice de Educação Básica (Ideb) estão abaixo da média estadual. Para enfrentar esse desafio, a gestão aderiu ao acordo de cooperação com o Centro Lemann, por meio do projeto “Lideranças por uma educação resiliente no RS”.

A iniciativa visa fortalecer a capacitação de gestores políticos e educacionais, promovendo a regeneração estrutural das escolas, a recomposição das aprendizagens e melhorias nos resultados educacionais com resiliência e equidade.

Como parte desse compromisso, a Smed reforça que servidores interessados em assumir cargos de direção escolar (diretores e vices) devem se inscrever no Curso de Formação e Gestão Escolar. O curso será um pré-requisito para a próxima gestão, a partir de 2026. As inscrições seguem abertas até 13 de junho de 2025, conforme edital 01/2025.

 

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img