O que queremos da Política ?

Estamos passando por uma grande transformação em nossa participação democrática, no passado todo brasileiro era um técnico de futebol e noveleiro, essa paixão nacional foi transferida para a Política, já que a massiva exposição pela mídia noticiava 24 horas os escândalos dos políticos, enfim, a população igual e como uma torcida tomou posicionamento.

Somente este comportamento não foi o bastante para almejar nestes novos tempos ocupar o assento daqueles que elegemos; não importa a sua ideologia, na verdade todos nós cansamos, queremos resultados e o melhor aproveitamento das verbas públicas.

Nossas escolhas nem sempre são vitoriosas em unanimidade e isso é a magia da pluralidade democrática. Neste sentido, voltando os olhos para a política, nos deparamos com várias nuances; algumas de fato bem objetivas e outras sem sentido nenhum, escuto vários brasileiros se identificarem com alguma corrente política, e aqui questiono para reflexão , ou o debate consciente; será que as novas formas comportamentais podem ser inseridas como um movimento político ? Sabemos o significado do que clamamos o que somos ? ( neo conservador, direita, esquerda, socialista, progressista, democrata , liberal, comunista, centro esquerda, centro direita, centrão, armamentista, pacifista e outros que surgem na mistura e união de interesses.)

Cada um tem a sua liberdade constitucional garantida, mas um fato interessante é que essa liberdade costuma extinguir-se por discordância de um outro grupo divergente e assim quando o Judiciário bate a porta, nos silenciamos. Quando este conflito não toma proporções maiores.

Vivemos em uma época de grenalização ( direita X esquerda e etc) com debates acalorados e posicionamento decorado , para muitos os argumentos não são necessários, e aí que a verdadeira Política se perde em sua essência, pela pluralidade de ideias em prol de um senso coletivo, que parece não existir mais.

Passamos a combater os políticos com pessoalidade , quando deveríamos fazer melhores e capazes escolhas não importando a esfera pública (municipal, estadual e federal) para qual foi eleito o candidato. Sou favorável as críticas quando fatos e atos públicos são seivados de irregularidades, mas se agiu certo terá meu apoio pelo voto.

Ao ler a historia da política, temos a característica populista e assistencialista, algo que nos dias atuais não caminham no mesmo lado, pois, as finanças públicas é um grande desafio a ser gerenciado, acredito que a tendência no mundo por todos os governos é voltar a focar em gestão e os serviços (direitos) básicos constitucionais serem achatados . Calma !!!!!, não se trata de perder imediato os nossos direitos, mas sim ter condições de alcança-los sem qualquer interferência governamental, e para isso basta ofertar infraestrutura digna e eficiente (escolas, hospitais, estradas, acesso a justiça, promoção de empregos e distribuição de renda ). Quanto ao populismo, parece ser confundido com Patriotismo( mas isso fica para outra publicação)

Assim após expor tais pensamentos convido a refletir o que queremos na política?

Sobre o Autor : Advogado , Jornalista e Observador Político –  Sobre : Eduardo na Política – Coluna voltada a reflexão política, definição de termos políticos e história política.

 Instagram : @eduardonapolitica              e-mail: eduardonapolitica@gmail.com

spot_img
Eduardo Maluhy
Eduardo Maluhyhttps://realnews.com.br/
Advogado em Porto Alegre , Jornalista e Observador Político

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img