É do conhecimento de todos que acompanham o Grêmio que o retorno do atacante venezuelano Soteldo se aproxima, uma vez que o mesmo vem apresentando boa e constante evolução na recuperação da lesão sofrida na coxa esquerda, na partida diante do Juventude, ainda na fase inicial do Gauchão.
Pensando nisso, a torcida vem se perguntando: como será a escolha de Renato por quem segue e quem sai do time, pois o atacante foi uma das principais contratações visando o ano e a disputa da Libertadores da América. Por isso, vale uma analogia com o BBB. Dentre as opções de Renato para a montagem do time, quem será o eliminado? A disputa nesse “paredão” promete ser acirrada, pois não faltam opções.
Atualmente, ocupando a vaga de Soteldo na ponta esquerda, temos Gustavo Nunes, jovem de 18 anos, que se destacou na Copa São Paulo e não decepcionou desde que ascendeu ao time profissional. Por ser rápido, habilidoso, ousado e muito aplicado com e sem a bola, ele levou vantagem sobre Nathan Fernandes, outro jovem que se fez presente na ponta esquerda do Imortal, mas também se lesionou e não conseguiu mais retornar ao time, devido às grandes atuações de Gustavinho. Pois bem, por ser o mais jovem e menos experiente do trio de ataque atual, poderíamos imaginar que ele estaria no paredão do Grêmio, mas sabemos que o técnico Renato Portaluppi gosta de jogadores com essa valência e, constantemente, elogia o garoto. Saindo do ataque, pois na ponta direita temos Pavón, que mesmo sendo recém-chegado, caiu nas graças da torcida e de Renato, portanto, é pouco provável que ele saia do time para o retorno do venezuelano, até porque o Grêmio cogita um trio de ataque com Pavón, Soteldo e Diego Costa para a Libertadores deste ano. Outro possível emparedado é Franco Cristaldo, pois mesmo sendo o camisa 10 e tendo reencontrado seu bom futebol nas últimas partidas do Gauchão, o argentino vinha sendo questionado e oscilava dentro das partidas, tanto que chegou a levar um “gancho” do treinador, ficando de fora, inclusive, do clássico Grenal, vencido pelo Inter, no dia 25 de fevereiro, no estádio Beira – Rio, portanto, Franco Cristaldo pode estar na berlinda para ser eliminado do time titular, e com isso, Soteldo seria o responsável pela armação de jogadas do Tricolor, função que já cumprira em sua carreira como jogador do Santos, anos atrás.
Fora esses dois nomes citados, não há mais ninguém correndo risco de eliminação, pois Villasanti é intocável no meio de campo, sendo o melhor jogador deste setor desde o ano passado. Pepê goza de prestígio com Renato, pois segundo o treinador, o estilo de jogo do meia se assemelha ao de Maicon, ex – jogador e ex – capitão do Imortal, além de ter sido multicampeão com o Grêmio e com Renato no comando do time. Pepê seria o Davi de Renato, ou seja, o favorito para não sair, mesmo que venha sendo questionado pela torcida, uma vez que não tem tido boas atuações dentro do time, pois não apresenta bom desempenho na marcação e não se faz presente no campo de ataque quando tem a bola nos pés. Trocando em miúdos, tem tido atuações burocráticas e apagadas, o que faz com que Du Queiroz e Dodi possam ter chances de figurarem entre os 11 titulares, mas não Soteldo ocupando esta vaga, pois deixaria o time muito “faceiro”.