fbpx
28.1 C
Rio Grande do Sul
segunda-feira, setembro 20, 2021

MANDADO DE SEGURANÇA SUSPENDE LICITAÇÃO DA MERENDA EM CANOAS

Um mandado de segurança impetrado pela empresa APL APOIO LOGÍSTICO EIRELI, suspende a “licitação da merenda” que era prevista para o dia de hoje. A alegação foi de que existe violação de igualdade entre as licitantes, o que é uma regra fundamental se tratando de licitação pública, pois na forma e horário como as respostas foram publicadas pela autoridade impetrante há visível prejuízo àqueles que aguardavam os esclarecimentos, considerando que a abertura foi marcada para as 09h do dia 08.09.2021.

Em segundo, a ausência de fundamentos para a manutenção da regra sobre o valor de referência máximo para tributos, embora o claro esclarecimento apresentado, violando a
obrigatoriedade de motivação dos atos administrativos. Mediante a esses argumentos a liminar foi deferida e a abertura do pregão presencial foi suspenso.

A polêmica WK 

Cabe salientar que o Município de Canoas vem sofrendo a muito tempo com o “monopólio” desta empresa, a mesma que foi e é alvo de investigação do Ministério Público devido a varias irregularidades apresentadas. Há uma ação de improbidade administrativa decorrente da reiterada contratação direta, ou seja, com dispensa de processo licitatório, das empresas ora demandadas, no período compreendido entre 2014 a 2016, durante o segundo mandato do Prefeito de Canoas.

O Ministério Público verificou que a reiterada dispensa de certame público para a contratação das empresas demandadas se deu, notadamente, com base em justificativas genéricas, que revelaram a quebra da isonomia e da eficiência que se espera da administração pública, além de violar outros importantes princípios administrativos. O resultado disso todos sabemos, os bens bloqueados do atual Prefeito de Canoas.

EMERGENCIAL

Em maio foi realizado um contrato emergencial com a WK, como ja citado em nossa coluna. A WK ficou em terceiro lugar, demonstramos os documentos e provamos que algo há de errado, pois nem justificativa há para a terceira colocada assumir no lugar da primeira. Você consegue ver a matéria clicando aqui.

No dia 30/08/2021 foi realizada outra disputa pelo mesmo contrato emergencial, mesmo tendo a previsão de uma licitação no dia de hoje (08). A empresa ganhadora desta disputa, não foi divulgada ainda, pelo menos até o presente momento não há divulgação no Diário Oficial de Canoas de quem foi a ganhadora deste contrato emergencial. O que sabemos é que houve a disputa e a WK estava lá participando.

Agora ficam algumas perguntas:

Como uma empresa com tantos problemas judiciais como a WK consegue ainda participar de disputas como esta?

Como o município de Canoas, no qual seu atual prefeito teve bens bloqueados devido a este mesmo processo, é réu, permite que tal empresa venha a participar de algo na cidade?

Por que ela ficou em terceiro no penúltimo emergencial e assumiu no lugar da primeira colocada sem justificativa?

Teríamos com isso um monopólio da “merenda” em Canoas?

Cadê o resultado do último emergencial? Será que a WK ficou em terceiro novamente e irá permanecer com os serviços? Será?

Uma das integrantes do quadro societário da empresa CENTAURO PARTNERS CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA, chama-se Jerusa Fofonka Machado, ela fez parte do Conselho Municipal de Educação entre 2013 a 2015 na gestão do atual prefeito, e foi cabo eleitoral do Jairo nesta última campanha. Esta empresa é sócia da WK.

Não é estranho?

São algumas perguntas que ficam pairando no ar e até então não temos respostas.

O amplo direito a resposta é dada a todos os citados, o espaço é democrático e quem quiser usa-lo é só solicitar.

Conteúdo Pagospot_img
Wagner Andradehttps://realnews.com.br/
Jornalista e CEO da Real News
Ultimas
Conteúdo Pago
Leia também
Conteúdo Pago