Mais de mil canoenses são beneficiados com entrega de medicamentos especiais em casa

Com o objetivo de preservar a saúde dos canoenses e evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Canoas está entregando algumas medicações na casa de idosos, acamados e crianças. Ao todo, mais de mil pessoas já são beneficiadas pela iniciativa.

Estão sendo entregues dietas, suplementos e mais de 300 medicamentos controlados, estes com supervisão e entrega pela farmacêutica responsável pela farmácia. A circulação de pessoas na Farmácia de Medicamentos Especiais caiu pela metade. A iniciativa conta com uma força-tarefa da equipe da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Antes da ação, as equipes realizaram a atualização de cadastro de 80% dos beneficiários.

O secretário dos Direitos Humanos e Participação Social, Luciano Coronal, afirma que os medicamentos entregues são do Estado, mas a estrutura, recursos humanos e a logística são da Prefeitura de Canoas. “Queremos evitar que pessoas do grupo mais acometido por complicações da covid-19 tenham contato social com um grande número de pessoas e circulem nas ruas. A entregas iniciaram no dia primeiro de junho e só vamos parar quando a pandemia passar”, comenta.

A mãe de Mariana, Vanessa Silveira Nunes, explica que a filha tem paralisia cerebral e intolerância à lactose e depende do suplemento alimentar todos os meses. “Para nós, a iniciativa de fazer a entrega em casa é essencial durante esse período de pandemia, assim eu não preciso ter contato com pessoas na rua e depois me preocupar de trazer o risco para ela. Tenho saído pouco e sempre de máscara, mas quanto menos a gente se expor ao vírus, melhor”, comenta.

O prefeito Luiz Carlos Busato lembra que esta é mais uma das iniciativas que compõem uma série de ações realizadas para amenizar os possíveis efeitos da pandemia. “O que temos buscado desde março é cuidar do canoense, utilizando para isso tudo aquilo que nos seja possível lançar mão. Portanto, nada mais normal que colocarmos nosso efetivo e estrutura para distribuir esses medicamentos, resguardando a população mais exposta”, explica.

Para renovação de cadastro e novos processos, os interessados devem comparecer presencialmente ao novo endereço, que conta com melhores condições e salas mais amplas, na avenida Santos Ferreira, 1655. As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3477-0877.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img