JAIRO JORGE ELEITO PREFEITO DE CANOAS

Por | Marco Leite

Canoas elegeu seu novo prefeito, é Jairo Jorge da Silva do PSD, ele foi eleito com 53,06% – 82.137 votos, contra 46,94% – 72.649 votosde seu adversário Luiz Carlos Busato do PTB

Em um dia onde a votação foi tranquila o eleitorado decidiu pelo nosso novo mandatário para os anos de 2021 à 2024, o resultado é o que menos importa no momento, o certo é que o eleito será um prefeito de todos os canoenses, quer gostem ou não.
Em uma Canoas dos sonhos, o bom seria que os derrotados e vitoriosos estendessem as mãos uns aos outros, mas claro que isso jamais irá acontecer.
Canoas está doente, uma pandemia assola nossa cidade, o novo mandatário terá muito trabalho para administrar a crise que assola todo o País e nossa cidade não é uma ilha. Muito pelo contrário, ela oscila entre o segundo e terceiro lugar na economia do estado, mostrando sua importância para o RS.
Muito mais que pensar em projetos o, agora, prefeito eleito terá que pensar em soluções imediatas. Por isso nosso clamor por união, a cidade doente é de todos. Só com união poderemos superar uma crise, principalmente na saúde, que já vai para o décimo mês.
O Prefeito eleito tem que começar a agir já manhã e conclamar os habitantes para seu mandato, que deverá ser mais humano e voltado para soluções. Será preciso muito mais diálogo e sapiência, pois o socorro que precisamos é imediato.
Parabéns ao eleito, e um alerta, você está assumindo um grande problema, precisará ter a capacidade de aglutinar todos os setores da cidade. A pandemia ainda não passou, muito ao contrário, está piorando.
Fica como alerta, os números de abstenções 79.388 (31,67%), nulos 9.928 (5,80%) e brancos 6.602 (3,85%), isso mostra como a população está incrédula em nossos políticos, caberá ao prefeito eleito nos mostrar que devemos voltar a acreditar.
Prefeito Jairo Jorge, arregace as mangas e mostre soluções, não olhe para trás, não reclame. Vá e lute e nos mostre que é possível, de líderes reclamando a população está cansada, os números estão aí para mostrar.
Boa sorte Jairo Jorge, e para os eleitores também, afinal estamos todos na mesma Canoas. Se você não for bem, nós afundaremos juntos e isso vale para quem votou no senhor, ou não.
Estamos anexando aqui o programa de governo do vencedor, ele é sua cartilha eleitor, é nessas promessas que encontraremos os recursos para cobrar as coisas prometidas.

VEJAM AQUI O PROGRAMA DE GOVERNO

Carreira política de Jairo Jorge

Jairo Jorge da Silva, nascido em 9 de maio de 1963, é um jornalista e político brasileiro, candidato à prefeitura de Canoas, no Rio Grande do Sul, em 2020

Em 1985, aos 22 anos, foi candidato a prefeito de Canoas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ficando em terceiro lugar e, no pleito seguinte, foi o vereador mais votado da sua cidade e do interior do RS para a legislatura 1989 – 1992. Também trabalhou na prefeitura de Porto Alegre com Tarso Genro, no ano de 2001, e foi ministro interino da Educação em 2004.

Em 2006 assumiu a pró-reitoria da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), licenciando-se do cargo pouco antes da crise na Universidade para candidatar-se a Prefeitura.

Em 26 de outubro de 2008 foi eleito prefeito de Canoas, no segundo turno, com 52,63% dos votos válidos contra 47,37% de Jurandir Maciel, que na ocasião era vice-prefeito da cidade. O mandato de Jairo foi o primeiro mandato do PT no município.

Em 2012 reelegeu-se prefeito com 71,27% contra 15,47% da segunda colocada, Gisele Uequed.

Em 2016, não podendo concorrer à reeleição, indicou sua vice Beth Colombo para sucedê-lo. Beth, até então no PP migrou para o PRB para concorrer. O PT, até então partido de Jairo Jorge, indicou Mário Cardoso como vice. Beth liderou as pesquisas, que apontavam vitória no primeiro turno, fato que não ocorreu.

No primeiro turno, a republicana obteve 45,79% contra 37,3% de Luiz Carlos Busato (PTB).

No segundo turno, Busato virou a eleição e foi eleito prefeito de Canoas, vencendo por 51,25% contra 48,75% de Beth Colombo.

Após não eleger sua sucessora, Jairo Jorge anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Ele fora muito criticado por, durante as eleições, não defender candidatura própria do PT no município.

No mesmo ano, anunciou sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). O partido anunciou Jairo Jorge como pré-candidato da legenda ao Governo do Rio Grande do Sul.

Após deixar a prefeitura de Canoas, Jairo Jorge iniciou uma série de visitas em cidades do Rio Grande do Sul, em sua pré-campanha a governador do Estado.

Em 2019, Jairo anunciou a sua desfiliação do PDT, com o pretexto de que o partido faz parte do governo de Luiz Carlos Busato, seu concorrente político em Canoas. Além disso, no mesmo ano, ele anunciou sua pré-candidatura pelo PSD à prefeitura de Canoas para a eleição de 2020.

Link da matéria abaixo:

 

More articles