Após uma sequência de três derrotas, o Internacional foi ao Gran Parque Central e espantou a má fase vencendo o Nacional por 2×0 na noite da última quinta-feira (15) pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores da América.
Com a vitória, o clube gaúcho assumiu a segunda posição do grupo F e está dependendo apenas de um empate da classificação para as oitavas de final da competição continental. Na rodada final, o Colorado recebe o Bahia no Beira Rio.
O treinador Roger Machado surpreendeu na escalação por manter os três volantes e escalar o garoto Ricardo Mathias como comandante do ataque. Com Borré e Enner Valencia fora, Wesley era cotado para ser o avançado colorado.
Na primeira etapa, o Nacional assustaou logo de cara, aos 2 minutos Nico López recebeu na frente do gol e bateu no canto de Anthoni, mas em posição irregular teve seu gol anulado. O time uruguaio não fez a blitz que se esperava e ambas as equipes tinham liberdade para jogar.
O Inter respondeu aos 11 minutos. Em jogada de Wesley, Alan Patrick é acionado, corta o zagueiro e chuta para boa defesa de Mejía. Um minuto mais tarde, após escanteio, Thiago Maia tenta uma bicicleta e manda a bola para fora.
O jogo seguia com os visitantes controlando, mas com dificuldade para agredir. Aos 41 minutos, após cruzamento de Wesley, Thiago Maia cabeceia para as redes, mas o gol foi anulado corretamente por impedimento do volante colorado.
A insistência colorada e a escolha de Roger Machado foram premiadas no último minuto do tempo regulamentar. Aguirre recebe na direita e cruza para a área, Ricardo Mathias se antecipa aos zagueiros e bate forte sem chances para Mejía. Inter1x0 em Montevidéu.
Na segunda parte do jogo, o Inter voltou disposto a garantir a vitória. Com confiança após marcar o gol, Ricardo Mathias teve duas chances nos dois primeiros minutos de jogo. Na primeira tentativa, Mejía fez boa defesa e na segunda a bola foi para a fora.
O Nacional precisou sair para empatar a partida e aos 9 minutos Nico López tira a defesa colorada para dançar e chuta forte no travessão de Anthoni.
Após trocar Thiago Maia por Ronaldo por problemas físicos, Roger mexe por atacado aos 16 minutos. Entram Bruno Tabata, Gustavo Prado e Juninho mas vagas de Ricardo Mathias, Bruno Henrique e Victor Gabriel.
Aos 32 minutos, o Inter quase amplia com um chute forte de Bernabei, Mejía espalma e ninguém aproveita a sobra. No minuto seguinte, Gustavo Prado chuta de dentro da área e o arqueiro do Bolso espalma para escanteio.
Faltando dois minutos para o fim do tempo normal. Fernando quase compromete, o volante de perde para Petit na área, mas Anthoni abafa.
Nos acréscimos, Otero cobra falta no travessão de Anthoni e arranca os gritos de “uhhh” da torcida. Para terminar com a fatura, após escanteio contra, Bruno Tabata dá um carrinho e aciona Alan Patrick que lança Aguirre que dribla Mejía no meio de campo e carrega a bola até a linha para depois chutar forte para o fundo do barbante do Nacional. Fim de jogo em Montevidéu e o Inter elimina o Bolso da Libertadores com o triunfo de 2×0.
Agora o Colorado vira a chave para enfrentar o Mirassol no próximo domingo (18) pela nona rodada do Brasileirão onde precisa vencer para se afastar da zona da degola da competição nacional.
Nacional 0x2 Internacional
5ª rodada da fase de grupos da Libertadores da América
Data e hora: 15/05/2025 – 19:00
Local: Estádio Gran Parque Central, Montevidéu-Uruguai
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Alejandro Molina (CHI)
VAR: Carlos Orbe (EQU)
Cartões amarelos: Victor Gabriel (INT); Calione e Mejía (NAC)
Gols: Ricardo Mathias (INT 45′ 1T) e Aguirre (INT 52′ 2T)
Nacional: Mejía; Morales, Coates (Calione), Millán e Báez (Herazo); Oliva, Boggio (Otero) e Pereyra (Petit); Romero (Recoba), Nico López e Villalba. Técnico: Pablo Peirano.
Internacional: Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel (Juninho) e Bernabei; Fernando, Thiago Maia (Ronaldo), Bruno Henrique (Prado), Alan Patrick e Wesley (Lucca), Ricardo Mathias (Bruno Tabata). Técnico: Roger Machado.
Foto: Ricardo Duarte