Neste domingo (02) o imortal tricolor entrou em campo contra o Caxias fora de casa pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho e mesmo com muitos lances polêmicos conseguiu a vitória na serra.
Iniciando o jogo com o mesmo time titular do jogo contra o Lanús, o Grêmio se mostrou muito mais ofensivo e um esquema tático já com cara do novo técnico Tiago Nunes, com um meio campo que não deixava o time adversário chegar na defesa para o descanso dos zagueiros Geromel e Ruan e também nosso baita goleiro Brenno, que mesmo quando solicitados respondiam à altura.
Ainda no primeiro tempo depois de várias oportunidades claras de gol perdidas, depois de uma jogada individual espetacular de Thiago Santos, que está construindo a cada jogo seu espaço no coração e na razão do torcedor, o goleador e artilheiro isolado do campeonato Diego Souza abriu o placar. Logo após o Caxias empatou em uma confusão na pequena área onde a bola bateu na mão do jogador antes de sobrar para o companheiro que chutou para o gol. O VAR (colocado a partir dessa fase do campeonato) sinalizou o árbitro que anulou, previsto nas regras do mesmo. Mesmo com o gol anulado, minutos depois o Caxias conseguiu finalmente empatar em gol legal, com uma falha da zaga gremista.
Voltamos para o segundo tempo sem nenhuma mudança e com algumas dificuldades de marcação e saída de bola, o time comandado por Lacerda (expulso já no primeiro tempo) começou a gostar do jogo e percebeu as falhas do imortal e pressionou muito. O jogo ficou bem mais equilibrado e depois de um pisão no pé direito enquanto tentava subir para cabecear, Vanderson sofreu pênalti. Apesar do VAR entrar novamente em ação para validar o lance, mais confusão e briga, Diego Souza já se apropriou da bola para a cobrança e converteu como a torcida gremista já espera.
A vitória trás um pouco de tranquilidade para o jogo de volta, que acontece no próximo domingo às 16h na Arena do Grêmio, onde precisamos somente de um empate simples para passar até a final em busca do tetra que não acontece desde 1984. O próximo compromisso gremista é na quinta-feira, também em casa contra o time venezuelano Aragua pela Sul-Americana.