O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) decidiu cancelar a filiação do ator Dado Dolabella ao diretório estadual do partido no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após forte reação negativa dentro da própria legenda, especialmente de integrantes do núcleo feminino da sigla.
A principal manifestação contrária partiu do MDB Mulher, presidido por Kátia Lôbo. Em nota de repúdio, a dirigente afirmou que a filiação do ator contrariava os princípios defendidos pelo partido, sobretudo no que se refere ao combate à violência doméstica e à proteção das mulheres.
O posicionamento também levou em consideração o histórico de polêmicas envolvendo Dolabella. O ator já foi investigado em episódios de violência doméstica e recentemente voltou a ser citado em uma acusação feita pela ex-namorada, a modelo Marcela Tomaszewski.
Na nota oficial, o partido também ressaltou dados preocupantes sobre a violência contra a mulher no país. Segundo informações divulgadas pelo canal Ligue 180, somente em 2025 foram registradas mais de 86 mil denúncias relacionadas a agressões e outros tipos de violência contra mulheres no Brasil.
O cancelamento da filiação foi formalizado em documento assinado pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e pelo presidente estadual da legenda no Rio de Janeiro, Washington Reis.
Em comunicado, o partido afirmou que a decisão busca manter coerência com sua trajetória de incentivo à participação feminina na política e com as políticas internas de enfrentamento à violência de gênero.



