Greve na educação segue em Canoas mesmo após nova proposta da Prefeitura

Município apresenta avanços nas negociações, mas paralisação continua afetando cerca de 30 mil alunos da rede municipal

 

A greve dos professores da rede municipal de Canoas continua após decisão da categoria em assembleia realizada nesta segunda-feira (27). Mesmo com a manutenção da paralisação, a Prefeitura afirma seguir atuando para garantir a retomada das aulas e minimizar os impactos para estudantes e famílias.

Nos últimos dias, a Administração Municipal intensificou o diálogo com os representantes da categoria. Uma nova rodada de negociação ocorreu na sexta-feira (25), com a participação do prefeito Airton Souza e do vice-prefeito Rodrigo Busato, resultando na apresentação de uma proposta com ajustes.

 

Avanços na proposta

Entre as principais medidas apresentadas pelo Município estão:

Redução do parcelamento da reposição salarial de oito para seis vezes

Garantia da reposição integral da inflação de 2025

Aplicação do piso nacional do magistério

Manutenção dos demais pontos já negociados

Outro destaque é o vale-alimentação, que representa um acréscimo de cerca de R$ 604 na renda dos professores, podendo chegar a um aumento próximo de 10% sobre o salário base.

 

Limite financeiro

A Prefeitura destaca que a proposta apresentada considera o cenário financeiro atual do município, que compromete mais de 95% da receita com despesas. Ainda assim, a gestão afirma ter feito ajustes para avançar nas negociações.

“O nosso compromisso é com os professores, mas também com os alunos e suas famílias, que precisam da escola funcionando”, afirmou o prefeito Airton Souza.

 

Impactos da paralisação

A continuidade da greve afeta diretamente cerca de 30 mil alunos, além de impactar a rotina de famílias que dependem da escola no dia a dia.

 

Medidas já implementadas

A administração municipal também destaca ações recentes voltadas à educação, como:

Contratação de 500 monitores de inclusão (250 já em atuação)

Realização de concurso público

Retomada das eleições para diretores

Correção de descontos de aposentados

Manutenção do auxílio-transporte, mesmo com o Passe Livre

A Prefeitura reforça que segue aberta ao diálogo, buscando uma solução que equilibre a valorização dos profissionais e o direito dos alunos à educação.

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.

Publicidade

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Conteúdo Pago -spot_img

Publicidade