O Grêmio concentrou suas ações pelo lado esquerdo do campo, mas encontrou dificuldades para transformar o domínio em finalizações claras. A primeira chegada perigosa do Novo Hamburgo ocorreu apenas após os minutos iniciais da partida.
Romecio, do time visitante, recebeu cartão amarelo após falta em Amuzu. Aos 21 minutos, Caio Paulista quase abriu o placar para o Tricolor. Em seguida, Noriega recebeu boa bola para finalizar, mas acabou desarmado.
Após a vitória sobre o Botafogo, o Grêmio voltou a apresentar uma postura mais agressiva no Campeonato Gaúcho. Pela segunda vez, Amuzu ficou perto de marcar. Do lado de fora, Kanemann demonstrou irritação com a demora na reposição de bola do goleiro do Novo Hamburgo.
Gustavo Martins sofreu puxão de camisa, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Pouco depois, Rone recebeu o segundo cartão amarelo ao cometer falta em Willian.
Carlos Vinícius também teve boa chance de cabeça, enquanto o Grêmio mantinha pressão constante e permanecia no campo defensivo do adversário. Amuzu seguia como principal válvula ofensiva, já acumulando três tentativas.
O árbitro voltou a advertir um jogador do Novo Hamburgo: João Marcos foi amarelado após falta em Willian.
Houve ainda infração de Gustavo Martins sobre Amaral, que ficou caído sentindo dores no ombro após o choque, mas conseguiu retornar à partida.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Novo Hamburgo tentou manter a posse no campo ofensivo, mas o Grêmio rapidamente retomou o controle e empurrou o adversário para o próprio campo.
Em uma confusão dentro da área, Edenilson quase marcou. O árbitro acrescentou seis minutos de acréscimo. O primeiro tempo terminou marcado por muitas faltas na Arena do Grêmio.
Nos primeiros segundos do segundo tempo, Marcos Rocha arriscou a primeira finalização perigosa. Roger foi substituído para a entrada de Cristaldo.
O Grêmio não voltou com muita intensidade após o intervalo. Roni quase marcou para o Novo Hamburgo, e logo depois o Tricolor respondeu com uma finalização de Carlos Vinícius.
Um jogador do Novo Hamburgo que estava no banco de reservas recebeu cartão amarelo ao reclamar de um possível pênalti a favor do Grêmio.
Na sequência, Carlos Vinícius assumiu a cobrança dentro da área e converteu, abrindo o placar na Arena: Grêmio 1 a 0 Novo Hamburgo.
Aos 17 minutos, Luiz Castro promoveu a entrada de Dodi no lugar de Edenílson, que deixou o campo bastante aplaudido pela torcida. Pouco depois, Aravena entrou no lugar de Willian, também ovacionado pelos gremistas.
Mesmo em vantagem no placar, o Tricolor passou a permitir muitas aproximações do Novo Hamburgo e acumulou advertências disciplinares.
Na reta final, Marlon e Jeferson entraram nos lugares de Caio Paulista e Marcos Rocha. Aos 38 minutos, houve confusão entre os jogadores após Jeferson segurar a bola. Noriega acabou expulso ao cometer falta para os visitantes.
Nos minutos finais, um atleta do Novo Hamburgo recebeu mais um cartão amarelo após se chocar com Weverton, goleiro gremista. Noriega também ganhou um cartão vermelho.
Por conta das paralisações ao longo do segundo tempo, o árbitro acrescentou sete minutos de acréscimo.



