Na noite desta quarta-feira (19), o Grêmio inicia sua trajetória na Copa do Brasil enfrentando o São Raimundo de Roraima, em Boa Vista, às 19h30, em jogo válido pela primeira fase da competição. O confronto é eliminatório e, em caso de empate, a disputa será definida nos pênaltis. O vencedor avançará para a segunda fase, onde enfrentará Barcelona-BA ou Athletic-MG.
Para esta estreia, o técnico Gustavo Quinteros contará com o que tem de melhor disponível no elenco. A única baixa no time titular é o atacante Pavón, que sofreu uma lesão na coxa esquerda e está fora dos próximos compromissos. A expectativa é grande para a presença dos novos reforços anunciados pelo clube. Dos recém-contratados, apenas Luan Cândido não viajou com a delegação para Boa Vista, enquanto os outros estão aptos para a partida. O time deverá contar com o lateral-esquerdo Lucas Esteves e o ponta belga Francis Amuzu entre os titulares. A tendência é que Tiago Volpi inicie o jogo no gol, substituindo o titular habitual, Gabriel Grando.
O Grêmio vem de uma boa sequência no Campeonato Gaúcho, tendo vencido o Ypiranga por 1×0 na última rodada, com um gol de Monsalve, mas o foco agora é a estreia na Copa do Brasil. Com mais opções à disposição, Quinteros terá mais alternativas para escalar a equipe, o que aumenta as expectativas sobre o desempenho da equipe na competição nacional.
Por outro lado, o São Raimundo chega ao duelo com um bom retrospecto em 2025. Sob o comando de Chiquinho Viana, que está há 14 anos no clube, a equipe roraimense ainda não perdeu nesta temporada, tendo disputado três jogos pela Copa Verde, com duas vitórias e um empate. A equipe avançou para a próxima fase da competição após superar Trem do Amapá e Amazonas, e empatar com o Remo, vencendo nos pênaltis.
Além da rivalidade esportiva, o jogo também tem grande importância financeira para o São Raimundo. O vencedor levará R$ 1.543.500, um valor significativo para o clube de Roraima, que vê na classificação uma chance de salvar o ano e fazer história na Copa do Brasil.
Para o Grêmio, a vitória é vista como um passo natural, dado o favoritismo da equipe, mas a grande expectativa recai sobre os reforços e o bom futebol que a equipe tem demonstrado neste início de temporada. O confronto promete ser emocionante, com as duas equipes buscando objetivos diferentes, mas igualmente importantes.
Foto: Lucas Uebel