Mais de 21 mil imóveis foram vistoriados entre março e abril; Vigilância alerta para manutenção dos cuidados durante o inverno
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí divulgou os resultados das pesquisas entomológicas referentes ao segundo bimestre de 2026, abrangendo os meses de março e abril. Os dados apontam uma redução na quantidade de larvas e ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, ao mesmo tempo em que houve ampliação das ações de fiscalização e monitoramento no município.
As atividades são executadas pelos agentes de combate às endemias (ACEs) e coordenadas pelo Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos (NVRAAB), vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa).
Número de imóveis vistoriados cresce mais de 37%
Durante o período analisado, foram inspecionados 21.555 imóveis, entre residências, condomínios, prédios públicos e estabelecimentos privados. O número representa um aumento de 37,31% em relação ao primeiro bimestre do ano.
Nas vistorias, os agentes realizaram 531 coletas de larvas, uma redução de 28,43% em comparação com janeiro e fevereiro. Das amostras recolhidas, 303 (57%) foram identificadas como pertencentes ao mosquito Aedes aegypti.
Monitoramento identificou 9 mil ovos de mosquitos
Outra ferramenta utilizada pela Vigilância em Saúde é o monitoramento por meio de 200 ovitrampas, armadilhas instaladas para identificar a presença do mosquito na fase de reprodução.
As armadilhas registraram a coleta de aproximadamente 9 mil ovos de mosquitos do gênero Aedes, mil a menos do que o volume registrado no bimestre anterior.
Casos suspeitos de dengue motivaram fumacê em diversos locais
No campo da vigilância epidemiológica, foram notificados 92 casos suspeitos de dengue. Como parte das ações preventivas e de controle, foram realizadas 58 Pesquisas Vetoriais Especiais (PVEs).
As inspeções identificaram 23 locais com focos do mosquito, resultando na aplicação de 24 nebulizações espaciais, procedimento popularmente conhecido como fumacê.
Vigilância alerta para riscos mesmo durante o inverno
Apesar dos indicadores apresentarem leve redução na presença do mosquito, especialistas alertam que os cuidados não podem ser interrompidos durante os meses mais frios.
Segundo o biólogo Róbinson Martins Korschner, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Gravataí, os ovos do Aedes aegypti possuem alta resistência e podem permanecer viáveis por longos períodos.
“Apesar da sutil diminuição no número de coletas de larvas e na quantidade de ovos detectados nas ovitrampas, os esforços no combate ao Aedes aegypti durante o inverno devem ser mantidos. Embora o mosquito adulto circule menos em períodos frios, seus ovos podem sobreviver por meses em ambientes secos e eclodir quando as temperaturas aumentam”, explica.
Como prevenir a proliferação do mosquito
A Secretaria Municipal da Saúde reforça algumas medidas simples que ajudam a evitar a reprodução do Aedes aegypti:
Eliminar recipientes que acumulam água;
Limpar calhas e ralos regularmente;
Manter caixas d’água fechadas;
Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;
Descartar corretamente pneus e materiais inservíveis;
Manter piscinas tratadas e limpas.
A orientação é que a população mantenha os cuidados durante todo o ano, contribuindo para reduzir os riscos de surtos e proteger a saúde coletiva.
Foto: Robinson Martins






