Nesta terça-feira (08), às 16h (horário de Brasília), o Fluminense tem a oportunidade de escrever mais um capítulo marcante em sua centenária trajetória. O palco será o imponente MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA), onde o Tricolor encara o Chelsea em busca de uma vaga na grande final da primeira edição do Super Mundial de Clubes da FIFA. Na outra semifinal, PSG e Real Madrid se enfrentam amanhã no mesmo horário e local. A decisão acontece no domingo, dia 13, também às 16h.
Comandado por Renato Portaluppi, o Fluminense chega desacreditado por muitos, mas mostrando na prática o oposto do que as previsões apontavam. Classificado em segundo lugar no grupo F — atrás do Borussia Dortmund, e à frente de Mamelodi Sundowns e Ulsan HD FC —, o Flu iniciou sua campanha com empates sem gols e uma vitória suada sobre os sul-coreanos. Parecia que a desconfiança da imprensa se confirmaria. Mas a partir do mata-mata, tudo mudou.
Nas oitavas de final, um show tático: vitória por 2 a 0 sobre a poderosa Inter de Milão, vice-campeã europeia. Nas quartas, mais uma surpresa: 2 a 1 sobre o Al-Hilal, que havia eliminado o Manchester City. O que se viu foi um Fluminense sólido, equilibrado, capaz de sofrer e reagir com maturidade — uma equipe unida, compacta e extremamente focada no objetivo de fazer história.
Chegar à semifinal já é motivo de orgulho para o torcedor. Mas o Fluminense quer mais. E pode. A boa atuação do Chelsea contra o Palmeiras serve de alerta, mas não assusta um time que vem se superando a cada desafio. Com a torcida, o elenco e a comissão técnica em sintonia, o Tricolor encara o gigante inglês com respeito, mas sem medo.
O futebol não é feito só de favoritismos. É feito de coragem, estratégia e coração. E isso, o Fluminense tem de sobra. Se repetir o desempenho dos últimos jogos, sonhar com a final — e até com o título mundial — não é ilusão. É ambição legítima de quem tem mostrado em campo que merece chegar lá.
Provável escalação do Fluminense: Fábio, Ignácio, Thiago Silva e Renê; Guga (Samuel Xavier), Bernal, Nonato, Hércules e Fuentes; Arias e Cano.
Provável escalação do Chelsea: Robert Sánchez; Malo Gusto, Chalobah, Adarabioyo e Cucurella; Moisés Caicedo e Enzo Fernández; Pedro Neto, Cole Palmer e Nkunku; João Pedro (Nicolas Jackson).
Foto: Lucas Merçon/Fluminense