Falta de energia afeta abastecimento de água na região Metropolitana

A falta de energia elétrica provocada pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul interfere no abastecimento de água em diferentes cidades da Região Metropolitana nesta sexta-feira (7). Segundo a Corsan, os problemas começaram na noite de quinta-feira (6) e afetaram equipamentos responsáveis pela captação, bombeamento e distribuição de água.

Diante da situação, a Companhia mantém ativado o Plano de Ação e Contingência para Eventos Climáticos Severos. Equipes permanecem mobilizadas enquanto as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia trabalham para recuperar os sistemas afetados.

Como parte das medidas emergenciais, geradores estão sendo utilizados em unidades onde as condições operacionais permitem a operação segura. A Corsan também informa que o abastecimento será retomado gradualmente após a normalização da energia e a recuperação dos níveis dos reservatórios.

Confira a situação atualizada por município:

Guaíba

O bairro Pedras Brancas está com o abastecimento em processo de recuperação. O sistema de bombeamento que atende a região foi afetado pela interrupção no fornecimento de energia elétrica da Equatorial.

Viamão

Há instabilidade no abastecimento nos bairros Viamópolis, Martinica, Florescente, Universal, São Tomé, Planalto, Jardim Outerial, Espigão, Capororoca, Lomba do Pinheiro e Passo das Pedras.

O problema está relacionado à falta de energia elétrica em duas estações de bombeamento operadas pela Corsan, afetadas pelo fornecimento da Equatorial.

Alvorada

Os bairros Cocão, Intersul e Aparecida estão sem abastecimento de água em razão da interrupção de energia elétrica em uma estação de bombeamento. O equipamento é afetado pela falta de fornecimento da Equatorial.

Cachoeirinha

Os bairros Vista Alegre, Anair, Fátima, Granja Esperança, Nova Cachoeirinha e Marechal Rondon apresentam instabilidade no abastecimento após a falta de energia elétrica em uma estação de bombeamento atendida pela RGE.

Na Zona Norte, o sistema está em recuperação. A área inclui os bairros Campo Belo, Betânia, Chico Mendes, Distrito Industrial e Central Park. A previsão da Corsan é de normalização ao longo desta sexta-feira.

Gravataí

A instabilidade atinge toda a cidade. A captação e a Estação de Tratamento de Água de Gravataí estão funcionando com o auxílio de geradores, acionados como medida de contingência diante da interrupção no fornecimento de energia elétrica da RGE.

Para reduzir os efeitos do desabastecimento, a Corsan também está deslocando caminhões-pipa para atender o município.

Esteio e Sapucaia do Sul

Alguns pontos de Esteio e Sapucaia do Sul apresentam instabilidade no fornecimento de água devido à falta de energia elétrica em estações de bombeamento atendidas pela RGE.

As equipes da Corsan realizam o levantamento das localidades afetadas para dimensionar os impactos e acompanhar a recuperação dos sistemas.

Abastecimento será normalizado gradualmente

A Corsan afirma que continuará monitorando os sistemas de abastecimento e mantendo equipes mobilizadas até que as operações sejam completamente normalizadas.

A recuperação do fornecimento de água ocorrerá de maneira gradual, conforme a energia elétrica seja restabelecida e os reservatórios recuperem os níveis necessários para a distribuição.

A população pode registrar ocorrências ou buscar informações pelos canais oficiais da Companhia:

Aplicativo Corsan

Agência Virtual: www.corsan.com.br

WhatsApp e Central de Relacionamento: 0800 646 6444

Publicidade

spot_img
spot_img
Leilane Beck
Leilane Beckhttp://realnews.com.br
Entre a ficção e a realidade, meu compromisso é traduzir o tempo em palavras com sensibilidade, crítica e verdade.

Publicidade

- Conteúdo Pago -spot_img

Publicidade