“Cancheiros da Caxuxa” estreia em dezembro e destaca o papel social do esporte na cidade.

As gravações do documentário “Cancheiros da Caxuxa”, que resgata a trajetória do futebol amador em Cachoeirinha, começaram em julho. A obra tem previsão de estreia para dezembro e está sendo desenvolvida com recursos da Lei de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Idealizado e dirigido pelo jornalista e produtor cultural Douglas Torraca, o projeto mergulha em sete décadas de memórias que moldaram o cenário esportivo da cidade, desde o período anterior à emancipação de Cachoeirinha, ainda como parte de Gravataí, até os dias atuais.
“A ideia de produzir o documentário surgiu após conversas com amigos sobre a forte identificação do torcedor local com a várzea”, conta Torraca. “Por meio de uma web rádio, fomos pioneiros na transmissão com imagens dos jogos do Cruzeiro, quando o clube chegou ao bairro próximo de onde moro. Também passamos a cobrir o Campeonato Amador da cidade. Creio que a comunidade vai se identificar muito com essa produção”, afirma.
Segundo o diretor, o filme busca reforçar a importância do futebol amador como espaço de convívio, inclusão e transformação social. Um dos focos é valorizar o impacto do esporte em momentos de crise: “Vamos trazer também relatos de dirigentes e atletas que se mobilizaram para ajudar as comunidades atingidas pelas enchentes de maio de 2024”, destaca.
Com duração prevista de 45 minutos, o documentário reúne mais de 20 entrevistas com ex-jogadores, dirigentes, árbitros, jornalistas e torcedores que mantêm vivo o movimento esportivo e cultural local há mais de 70 anos.
Além de abordar a fundação da SEC (Sociedade Esportiva Cachoeirinha) e a chegada do Cruzeiro, primeiro clube profissional da cidade, o roteiro acompanha também a rotina de um jovem atleta da várzea que sonha em seguir carreira no futebol profissional.
“Cancheiros da Caxuxa” vai além da crônica esportiva. O documentário é um registro do patrimônio imaterial de Cachoeirinha, contando histórias de superação de agremiações, árbitros dedicados exclusivamente ao amadorismo e ex-jogadores que ajudaram a consolidar o amor pelo futebol local.
“Mais do que contar uma história esportiva, ‘Cancheiros da Caxuxa’ contribui para preservar a memória coletiva e valorizar o papel social do futebol amador — espaço de convivência, formação e pertencimento para centenas de jovens, famílias e comunidades de Cachoeirinha. Em um momento em que os laços comunitários precisam ser fortalecidos, o documentário se propõe como um instrumento de identidade, reflexão e orgulho local”, conclui Torraca.
Fotos: Gabriel Silveira.



