A Casa de Cultura de Gravataí recebeu, nesta terça-feira (4), mais uma edição do Chá das Vitoriosas, iniciativa que promove acolhimento, troca de experiências e incentivo às mulheres que enfrentam ou já venceram o câncer. O encontro, organizado pelo Gabinete da Primeira-Dama, reuniu mais de 40 participantes em uma programação voltada ao bem-estar, à informação e ao fortalecimento de vínculos.
A proposta do evento é oferecer um ambiente de escuta, apoio e diálogo, além de compartilhar orientações relacionadas à saúde, qualidade de vida e aos direitos das mulheres que convivem ou conviveram com a doença.
Durante a abertura, a primeira-dama de Gravataí, Marlene Zaffalon, ressaltou a importância da união e do acolhimento entre as participantes.
“Cada uma que está aqui tem a sua história, e apesar da vida ter altos e baixos, nos reunimos para celebrar a vida e lembramos que não estamos sozinhas e da força de cada uma.”
A programação contou com a participação de representantes de secretarias municipais, que abordaram temas como alimentação saudável, prática de atividades físicas, direitos das mulheres e qualidade de vida. O encontro também teve uma apresentação musical conduzida pelo professor Carlos Albani.
O prefeito Luiz Zaffalon participou da atividade e destacou as ações desenvolvidas pelo município voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida, entre elas os núcleos esportivos distribuídos pela cidade.
“Levam saúde física e mental para todos os bairros da cidade e para todas as faixas etárias. Atividade fundamental para quem está em recuperação de comorbidades.”
A Prefeitura de Gravataí informa que mulheres em tratamento contra o câncer ou que já concluíram essa etapa e desejam integrar o Grupo das Vitoriosas podem entrar em contato com o Gabinete da Primeira-Dama pelo telefone (51) 3600-7204 ou pelo e-mail gp.gpd@gravatai.rs.gov.br.
Também participaram do encontro a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Thaís Marcelino, a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação, Mari Léia Bastiani, a coordenadora da Casa de Cultura, Ângela Xavier, e a presidente da Liga Feminina Contra o Câncer de Gravataí, Tânia Maria Pereira.





