7 cervejarias artesanais gaúchas que você precisa beber

 

Silenciosamente, acontece uma revolução cervejeira no Brasil. A cada dia, novas cervejas artesanais são criadas para atender um público crescente e sedento por novidades.

Mais leves e refrescantes ou com uma porrada de amargor; puro malte ou com uso de trigo e centeio na receita. Sem falar naquelas que abusam de ingredientes brasileiros, como: mandioca, jabuticaba, carambola café, tangerina, caju, pitaia, entre outros.

Dizemos isso porque o Rio Grande do Sul é um dos principais estados produtores de cerveja artesanal, com mais de 30 microcervejarias, além de produzir equipamentos para fabricação de cerveja e importar matéria prima para a produção da bebida.

Como falamos, apesar de estar nos seus primeiros passos, a rota cervejeira do Rio Grande do Sul é relativamente longa, já que em todo o estado as cervejarias gaúchas produzem cerveja artesanal de boa qualidade.

Para você ficar por dentro dessa rota, selecionamos algumas das principais cervejarias artesanais gaúchas, para quando você for passear pelo estado (caso não seja nativo) possa visitar e degustar as cervejas do Rio Grande do Sul.

• Hunsrück

Instalada em Dois Irmãos (RS), a cervejaria Hunsrück carrega no nome a origem dos primeiros colonizadores, vindos por volta de 1825 da cidade homônima localizada no sudoeste da Alemanha. A fábrica entrou em atividade em 18 de agosto de 2010, tendo hoje uma equipe de oito profissionais. Segundo o cervejeiro, a Hunsrück divide as suas cervejas em três linhas: a Tradicional, a Lúpulo, Frutas e Especiarias e a Histórica.

  • Baldhead

É uma cervejaria gaúcha recente, nasceu da animação de dois irmãos que viram o potencial de suas cervejas e acreditaram no negócio. Atualmente a cervejaria artesanal, produz mensalmente cerca de cinco mil litros de cerveja, mas deseja expandir a produção para 10 mil litros por mês.

  • Ralf Beer

Uma das cervejas artesanais do Rio Grande do Sul que é sucesso! Essa é uma das maiores cervejarias gaúchas, que fica situada em Alvorada. Sua cerveja artesanal leve e refrescante é bastante requisitada para grandes festas e ventos.

  • Barley

Começou com os cervejeiros Francisco Assis Strümer e Vitor Hugo Schwarz produzindo cerveja artesanal como hobby. Anos depois montaram uma microcervejaria em Capela Santana. Hoje em dia produzem cinco diferentes cervejas do Rio Grande do Sul, que variam entre Pilsen e Weiss.

  • Cervejaria Imigração

De Campo Bom, a Cerveja Imigração é produzida de acordo com a Lei da Pureza alemã e matéria-prima importada da Alemanha e Bélgica, o que garante uma cerveja de alto nível, realçando o sabor e o aroma das cervejas especiais puro malte. Produzem a Pilsen, Pilsen Premium, Wiss e Export.

  • Eisenbrück

A Cervejaria Eisenbrück é referência em qualidade de cerveja. Atualmente, são produzidas cinco tipos de cervejas artesanais, naturais, não filtradas, sem pasteurização e sem conservantes: Pilsen, Extra, Weiss, Dunkel  e Süss.

  • Cervejaria Abadessa

Depois de morar uma década em Munique, o brasileiro Herbert Schumacher, resolveu produzir no Brasil com o mais alto nível de exigência do mundo. A cervejaria gaúcha fica em Pareci Novo, e fabrica quatro tipos de cerveja artesanal, sendo que o destaque fica para a Slava, uma Pilsen alemã clássica.

Essa foi a nossa seleção de cervejarias do Rio Grande do Sul! Se já experimentou alguma das cervejas artesanais produzidas por essas cervejarias artesanais, conte pra gente nos comentários!  Adoramos conhecer as experiências dos nossos leitores.

 

 

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img