A Prefeitura de Canoas implementou um novo sistema para a emissão de credenciais de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência (PCDs). Em vigor desde 1º de junho, o modelo digital tornou o processo mais ágil, seguro e acessível aos cidadãos. Desde o início da operação, 120 credenciais já foram emitidas.
Com a atualização, os pedidos podem ser realizados por e-mail, no endereço atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br, ou presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Para os idosos, o serviço também está disponível na Diretoria da Pessoa Idosa.
A principal mudança está na digitalização do procedimento. As credenciais passam a ser emitidas eletronicamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e encaminhadas diretamente ao e-mail informado pelo solicitante, reduzindo o tempo necessário para a emissão do documento.
Nos casos em que o idoso não possui endereço eletrônico, a Prefeitura disponibiliza a retirada da credencial impressa no Centro de Atendimento ao Cidadão ou na Diretoria da Pessoa Idosa.
Outra inovação é a inclusão de um sistema de autenticação digital. Todas as credenciais emitidas contam com QR Code vinculado à assinatura eletrônica do diretor de Trânsito, permitindo a verificação da autenticidade do documento em qualquer região do país.
De acordo com a administração municipal, a modernização foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), por intermédio da Diretoria de Trânsito, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a CanoasTec.
A iniciativa busca oferecer mais eficiência no atendimento, ampliar a segurança na emissão dos documentos e proporcionar maior comodidade aos idosos e às pessoas com deficiência que utilizam as vagas especiais de estacionamento.





