CABELO, CABELEIRA, CABELUDA… DICAS PARA TER UM FIO LONGO E SAUDÁVEL

Geralmente, os cabelos crescem 1 centímetro por mês, mas existem alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer mais rápido.

Que menina nunca sonhou em ter cabelos longos, iguais aos das princesas dos contos de fadas?

Os cabelos compridos fazem parte do imaginário feminino desde criança. Na busca de formas mais rápidas de fazer nossas madeixas crescerem, é comum cairmos em armadilhas.

Existem alguns cuidados simples que podem auxiliar dando uma forcinha extra na saúde e no crescimento dos fios.

É importante deixar claro que as dicas para o cabelo crescer que iremos apresentar são apenas uma ajudinha extra para fazer com que o processo de crescimento capilar ocorra mais rapidamente e não mágica!

O nosso cabelo cresce mais rápido quando está saudável. Na verdade, muitas pessoas que reclamam que os cabelos não estão crescendo podem não perceber que o que dá a impressão de que o comprimento é sempre o mesmo é a quebra acentuada.

DICAS PARA O CABELO CRESCER SAUDÁVEL

Alimente-se corretamente

A alimentação adequada para o crescimento capilar envolve nutrientes como a proteína, ferro, zinco, vitamina A e vitamina C. Assim é possível fornecer aos fios o que eles necessitam para se fortalecer. Alimentos como carnes magras, amêndoas, abacate e espinafre são uma ótima pedida.

Tome bastante água

De todas as dicas para o cabelo crescer, essa é talvez uma das mais universais. Não é segredo que a ingestão de água é fundamental para regular as funções do nosso corpo e isso também é muito importante para o cabelo. Então, tenha sempre uma garrafinha de água com você e capriche na hidratação corporal.

Aposte na hidratação e reconstrução dos fios

Invista em um tratamento mais intenso uma vez por semana ou a cada 15 dias. Na hora de aplicar os produtos, tente entender se o seu cabelo está precisando de nutrição, hidratação ou reconstrução. A haste possui duas camadas principais: a cutícula, que ajuda a protegê-lo externamente, e o cortex, mais profundo, que envolve a medula do fio. Para danos superficiais, máscaras, óleos ou ampolas que auxiliam na nutrição ou hidratação são indicados. Quando o dano é maior, é necessário usar cosméticos que contenham creatina ou aminoácidos em geral, que compõem essa camada. Versões chamadas de reconstrução ou reparação podem ser algumas opções.

Massageie o couro cabeludo ou penteie o cabelo

Durante a o banho, faça uma boa massagem em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos porque isto aumenta a circulação sanguínea local favorecendo o crescimento dos cabelos. Quem não lava os cabelos todos os dias pode pentear os cabelos durante alguns bons minutos, diariamente, porque este hábito também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Prenda o cabelo

Faça o famoso rabo de cavalo ou uma trança. Isso faz com que o fio tenha uma pressão moderada que pode facilitar o crescimento, mas é preciso ter cuidado porque, se houver muita pressão, o cabelo pode quebrar ou cair.

Use produtos adequados para seu tipo de cabelo

Se você está com fome e pede um sanduíche, não vai adiantar nada se alguém te trouxer uma bolsa, certo? É a mesma coisa com nossos fios. Eles exigem certas proteínas e nutrientes para estarem saudáveis.

Esses podem ser encontrados nos produtos desenvolvidos especificamente para o nosso tipo de cabelo.

Proteja seus fios do calor

É importante protegermos nossos fios tanto da agressão do sol quanto de instrumentos de calor como a chapinha e o secador. Para tal, use produtos com fator de proteção solar e aplique sempre o protetor térmico antes de utilizar esses aparelhos.

Não durma de cabelo preso

Dormir de cabelo preso é sempre uma péssima ideia, porque pode tornar o fio mais propenso à quebra. Se seus cabelos embaraçam muito, faça uma trança frouxa e prenda com um elástico macio.

Mas se mesmo com todas as dicas e cuidados o seu cabelo não cresce, é importante investigar as causas da demora do crescimento capilar. Ela pode ser causada por fatores genéticos. Nesse caso, verifique o tempo de crescimento dos cabelos dos seus pais para poder determinar os seus.

Alguns tipos de cabelos mascaram o crescimento, como os crespos e cacheados. Para medir esse crescimento, estique seu fio.

More articles