Bolsonaro faz entrega simbólica de doação de hospital para Busato

Encontro ocorreu nesta quinta-feira durante agenda oficial de Bolsonaro no Rio Grande do Sul

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, recebeu nesta quinta-feira (10), em um gesto simbólico, as chaves do Hospital Universitário das mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro. O vereador Juares Hoy (PTB) e o deputado federal Ronaldo Santini (PTB) participaram do ato que ocorreu no Aeroporto Salgado Filho. A Prefeitura de Canoas recebeu oficialmente a doação do prédio do Hospital Universitário (HU) do Governo Federal no mês de julho.

Para a transferência do prédio e dos seus equipamentos, os atuais administradores municipais realizaram um trabalho intenso junto ao Governo Federal com o apoio do senador Luis Carlos Heinze, do deputado federal Ronaldo Santini, do deputado estadual Dirceu Franciscon, do ex-deputado federal Ronaldo Nogueira e dos vereadores de Canoas.

A doação se destina à manutenção da prestação dos serviços de saúde, incluindo serviços ambulatoriais e hospitalares do HU, que é referência para tratamentos especializados em saúde para até 156 cidades gaúchas. Inaugurado em 2007, o hospital viu uma crise ter início em 2009 e se arrastar por anos. Inclusive com o fechamento de 2 andares inteiros e a metade de outro em 2015. Por causa da crise financeira da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em 2014, o imóvel e todos os bens e equipamentos que servem ao hospital foram transferidos para a União, como forma de quitar parte das dívidas contraídas pela Ulbra com o Governo Federal. Logo após, a Prefeitura de Canoas assumiu a gestão dos serviços de saúde da instituição.
*Reformas no Hospital Universitário*

O 7º e 9º andares do hospital foram totalmente reformados. Em junho, ambos andares foram entregues com 200 novos leitos. Ainda neste ano, foi aberta a Clínica de Saúde da Criança, que tem 15 leitos e atende emergências pediátricas 24 horas por dia. Em 2019, foi a vez da inauguração da Clínica de Saúde da Mulher, que atende urgências e emergências ginecológicas e obstétricas, além da realização de partos. Só na clínica da Mulher nascem, por mês, em média 450 bebês.

Também foram reformadas as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs): Neonatal, que tem 35 leitos para recém-nascidos que precisam de cuidados extremos; a Pediátrica; as unidades adulto Norte e Sul; e a UTI Pós-operatório. O bloco cirúrgico e a Sala de Recuperação também passaram por uma reforma total.

No período entre fevereiro e julho de 2017, foram reformadas as áreas do subsolo, térreo e segundo andar do HU e realizada a manutenção de parte da fachada do hospital e do prédio 20. Entre novembro e dezembro de 2019, foi trocado todo o telhado do saguão principal no pavimento térreo e o décimo andar foi totalmente reformado em 2018.

More articles