Na noite de sábado, ainda não se tinha real noção da importância da goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo, na Arena. A rodada foi benéfica para o Grêmio, que ganhou uma posição na tabela, retomou seu espaço no G-4 justamente por conta do saldo de gols e ainda se aproximou dos rivais diretos, todos sem vencer na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os três pontos fizeram o Grêmio subir para a quarta colocação na tabela. Mas foram os quatro gols a garantir a posição na concorrência com o Palmeiras. O time de Luiz Felipe Scolari também venceu na rodada, a Chapecoense. Em determinado momento fazia o 2 a 0 e retomava o espaço no G-4. Mas ao balançar a rede, o zagueiro da Chape, Rafael Thyere, emprestado pelo Tricolor, diminuiu o saldo palmeirense para 17, contra 18 da equipe de Renato.
Além disso, o Grêmio se aproximou dos rivais diretos. Começou a rodada quatro pontos atrás do Flamengo, derrotado pelo Ceará; cinco do Inter, o vice-líder, que ficou no 0 a 0 com o Cruzeiro; e a oito do líder São Paulo, outro a empatar na rodada, com o Fluminense em 1 a 1. Só viu o Palmeiras manter-se na cola, embora tenha tomado à frente na briga por uma vaga direta na Libertadores.