Artista foi uma das convidadas do projeto Viva Pernambuco, idealizado há mais de 20 anos pelo cantor André Rio
Dona de sucessos como Samba Arretado e Samba Sem Pretensão, a cantora e compositora pernambucana Carla Rio, uma das representantes da nova geração do samba, participou, como convidada especial, de mais uma edição da Tour Viva Pernambuco na Europa. Idealizado pelo cantor André Rio, o projeto, que existe desde 1999, reúne artistas para difundir música do seu estado para o mundo.
Carla Rio participou de seis apresentações nas três primeiras semanas de julho, com passagem por Portugal, Inglaterra, Áustria e Alemanha. Entre os destaques, shows na Casa da Música, em Porto, no Internacional Samba Festival Coburg, e no Titanic Sur Mer, em Lisboa, oportunidade que interpretou vários canções do samba tradicional brasileiro.
Com seu retorno ao país, Carla Rio já prepara o lançamento de dois novos singles, um deles, gravado com o cantor Dudu Nobre e a direção do cavaquinista Alceu Maia. “Tenho muito orgulho em difundir nossa cultura, com um trabalho permanente de manutenção das nossas raízes. Nossos projetos não param e em breve já trago mais novidades”, ressalta Carla.
CARLA RIO
Nascida no Recife, capital de Pernambuco, Carla Rio é filha do compositor Alírio Moraes e irmã do cantor André Rio. Sua carreira musical começou aos 10 anos de idade e seu talento foi se manifestando quando brincava de cantar para sua família em troca de aplausos. A pequena Carla já subia ao palco, nos festivais de música realizados no Colégio Santa Maria, no Recife, onde estudou.
Com o passar dos tempos, Carla dedicou-se às aulas de dança, canto e teatro e identificou que sua grande paixão era a música. Suas referências musicais foram grandes artistas, tais como, João Nogueira, Beth Carvalho, Noel Rosa, Cartola, Alcione, Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, dentre outros. Mas, sua paixão musical sempre foi pelo “samba de raiz”, gênero esse, em que a cantora teve grande destaque em Pernambuco, Sul e Sudeste do país.
Já na fase adulta, Carla se dedicou ao estudo a exemplo da família, tornando-se advogada e abdicando da carreira de artista por alguns anos. Em 2015, após o convite para a turnê Viva Pernambuco, Carla reacendeu a chama da música em sua vida e, desde então, se divide entre a música e o direito.
Entre 2015 e 2024 vários foram os trabalhos desenvolvidos, a exemplo de participações no Galo da Madrugada, no Festival de Inverno de Garanhuns, Carnaval e São João do Recife e de Pernambuco e no Projeto Viva Pernambuco.
Também, nesse período, álbuns e músicas marcaram a sua carreira, a exemplo do seu primeiro disco, “De Olho No Samba”, gravado em Recife/PE e os singles “Uma Prova de Amor”, “Samba Arretado”, e o “Samba sem Pretensão”.
Na atuação nacional se destaca ainda no eixo Rio-São Paulo, com apresentações em várias ocasiões, como no Teatro Rival e bares tradicionais do samba carioca.