Os técnicos da dupla Gre-Nal, Eduardo Coudet e Renato Portaluppi, estão passando por momentos difíceis à frente de seus clubes. Eduardo Coudet, treinador do Internacional, enfrenta duras críticas de sua torcida. Os colorados acreditam que o clube montou um elenco para disputar títulos, especialmente o Campeonato Brasileiro, onde o Inter não vence há 45 anos. O presidente Alessandro Barcellos afirmou que o clube encararia cada jogo como uma final, mas com 13 partidas disputadas, o Internacional está apenas na 10ª posição, com 5 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. A última derrota, por 2 a 1 contra o Vasco no Beira-Rio, deixou os quase 34 mil torcedores frustrados e desacreditados no treinador. Coudet, em coletiva, parecia abatido e sugeriu que o foco do clube poderia estar mudando para as Copas (Copa do Brasil e Sul-Americana), ao invés das “38 finais” do Brasileirão.
Na noite de segunda-feira, a torcida organizada Guarda Popular do Inter publicou uma nota no Instagram, dando um ultimato a Coudet: caso o Internacional não avance contra o Juventude na Copa do Brasil, seria seu último jogo no comando da equipe, pois perderia o apoio da torcida.
No lado tricolor, Renato Portaluppi também vive momentos de tensão com os torcedores do Grêmio. O clube ocupa a 18ª posição na tabela, deixando os gremistas preocupados com um possível quarto rebaixamento para a Série B. Renato tem afirmado em coletivas que o Grêmio sairá dessa situação e que os torcedores devem continuar acreditando nele. No entanto, após um empate por 2 a 2 com o Palmeiras no estádio Centenário e uma derrota por 3 a 0 para o Juventude, a torcida perdeu a paciência e começou a cobrar o treinador. Insistências em jogadores que não têm rendido e substituições equivocadas são alvos das críticas. Além disso, a direção do Grêmio, representada pelo presidente Alberto Guerra e o vice-presidente Antonio Brum, também está sob pressão pela falta de reforços, especialmente na posição de centroavante após a saída de Luis Suárez, em dezembro do ano passado.
Tanto Eduardo Coudet quanto Renato Portaluppi precisam apresentar melhor desempenho rapidamente, ou a dupla Gre-Nal terá que procurar novos treinadores que possam trazer resultados positivos a curto prazo para suas torcidas.