No último sábado (30), o Grêmio foi à Caxias do Sul para jogar a primeira partida das finais do Gauchão contra o Juventude e contou com força máxima para este jogo (dentro daquilo que poderia levar a campo). Ainda sem contar com o zagueiro Pedro Geromel, que se recupera de um desgaste muscular e sem contar com os laterais Reinaldo, tratando uma lesão no joelho e Mayk, suspenso pela expulsão diante do Caxias, na semifinal disputada na Arena, Renato escalou o que tinha de melhor, dando oportunidade ao lateral – direito Fábio, improvisado na esquerda, o que não é novidade, pois ele já atuou nesta posição quando jogava pelo Manchester United, da Inglaterra e pelo Nantes, da França.
Foi um jogo de pouca inspiração de ambos os lados. Os times se preocuparam mais com a marcação do que com atacar o adversário, o que fez com que ficasse um jogo amarrado, principalmente, no setor de meio – campo. Pelo lado do Tricolor, mais uma vez, vimos uma partida discreta do meia Pepê, algo que vem sendo corriqueiro, visto que ele não consegue repetir em 2024, as boas atuações que teve no ano passado. Cristaldo também esteve abaixo do que vinha jogando. O argentino estava bem marcado e pouco participou das situações de ataque e jogadas do time que visavam chegar aos pés dos três atacantes, Pavón, Diego Costa e Gustavo Nunes. Como dito anteriormente, Renato escalou Fábio na lateral – esquerda e este não comprometeu defensivamente, mas também não se fez presente ofensivamente, o que fez com que Gustavo Nunes não tivesse o mesmo brilho de outros jogos, pois este tinha de buscar a bola mais próximo ao meio de campo para tentar iniciar alguma jogada de ataque.
No setor defensivo, destaque para o goleiro Caíque que, mesmo não estando em uma tarde muito inspirada, foi eleito o melhor jogador em campo pela equipe de transmissão da televisão. Villasanti também foi outro jogador que se destacou (o que não é novidade). O volante paraguaio vem tendo um início de ano primoroso, bem como foi em 2023. Em compensação, a zaga do Grêmio vem sendo um ponto a se observar, pois sem Geromel, que está lesionado, Rodrigo Ely, seu substituto imediato não apresenta bom futebol quando escalado e não transmite segurança ao time e nem aos torcedores. O jogador oscila dentro da partida e, por vezes, parece desligado do jogo, como quando deu as costas para o goleiro Caíque em uma saída de jogo feita por ele com os pés. Há nos bastidores a informação de que Renato teria pedido a contratação de um zagueiro a nível de titularidade na janela do meio do ano.
O empate em 0 x o, acaba deixando tudo em aberto para o próximo sábado (6), na Arena que deve estar lotada, pois o time de Renato tem a conquista do estadual como prioridade para este início de ano. Mas terá do outro lado, o time de Roger Machado, que se classificou para a final do campeonato nos mesmos moldes deste primeiro jogo, pois havia empatado com o Inter em casa por 0 x 0, e empatou novamente dentro do Estádio Beira – Rio, pelo placar de 1 x 1, vencendo o time de Coudet nos pênaltis.
O Grêmio enviou para a Bolívia um time totalmente reserva para a estreia na Copa Libertadores da América, em La Paz, diante do The Strongest, na altitude. Os titulares permanecem em Porto Alegre treinando e se preparando para o confronto diante do Juventude, enquanto o time reserva tentará trazer os primeiros 3 pontos do Imortal no certame continental. Formado por jogadores que não têm sido utilizados por Renato e por jovens oriundos da base, o Imortal entra em campo amanhã (02), às 19:30, em busca de um feito heróico, pois não são todos os times que conseguem somar pontos contra os bolivianos quando jogam em seus domínios, acima do nível do mar.