Após dias de frio intenso e até mesmo temperaturas negativas, o estado do Rio Grande do Sul (RS) está sendo surpreendido por um período de calor atípico para a estação. De acordo com informações da Climatempo Meteorologia, entre terça-feira (1º) e quarta-feira (2), os termômetros estão projetados para subir consideravelmente. As previsões indicam que as temperaturas poderão atingir valores cerca de 9ºC acima da média para esse período, conforme apurado pela agência de meteorologia.
Este fenômeno climático é atribuído à predominância de ar seco e à influência de ventos provenientes do Norte. Esses fatores estão favorecendo o aumento das temperaturas, pelo menos até quinta-feira (3). No entanto, a partir desse dia, é esperado que a chegada de ventos vindos da Argentina exerça uma influência moderadora sobre o calor, levando a uma queda nas temperaturas.
Nesta terça-feira, algumas cidades já registraram temperaturas máximas surpreendentemente altas para a estação:
- Campo Bom: 28,7ºC
- Quaraí: 28,6°C
- São Luiz Gonzaga: 28,5°C
- Uruguaiana: 28,5°C
- Alegrete: 28,2°C
- Teutônia: 28ºC
Para a quarta-feira (2), a previsão é de que diversas cidades possam ultrapassar a marca dos 30ºC, muito acima do esperado para esse período do ano:
- Uruguaiana: 31ºC (9ºC acima da média)
- Barra do Quaraí: 32ºC (11ºC acima da média)
- Porto Alegre: 27ºC (5ºC acima da média)
- Itaqui: 31°C (10°C acima da média)
- São Borja: 31°C (9°C acima da média)
Já para a quinta-feira (3), a maior parte do estado deve continuar desfrutando de condições climáticas estáveis. No entanto, na região Centro-Sul, a chegada de uma nova alta pressão acompanhada por ventos úmidos vindos do mar pode provocar o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuviscos durante a tarde e noite, afetando áreas que se estendem do Chuí à capital Porto Alegre.



