Uma semana de temperaturas surpreendentes está prevista para o Sul do Brasil. Na segunda-feira, dia 17, as cidades do Rio Grande do Sul registraram máximas próximas aos 10°C, enquanto na Serra de Santa Catarina os termômetros chegaram a marcar temperaturas abaixo de 0°C. E as previsões indicam que as temperaturas cairão ainda mais nesta terça-feira, dia 18.
No entanto, uma mudança significativa é esperada até o final de semana, já que os termômetros devem subir consideravelmente, alcançando a marca de 30°C, ou até mesmo ultrapassando, em grande parte da região. Esse “choque térmico” é causado por um ciclone extratropical que se encontra distante da costa brasileira, mas que trouxe ar polar para o continente, afetando intensamente as temperaturas mínimas na Argentina, que chegaram a -22,5°C.
“Teremos 10, talvez 12, 14 graus acima da média entre o domingo, dia 23, a segunda e a terça-feira da próxima semana”, acrescenta o especialista. É importante ressaltar que o restante do país, como as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, não serão afetados por esse ciclone e suas variações de temperatura.



