spot_img
spot_img

A POLÍTICA MUDOU O ELEITOR PRECISA ENXERGAR ESSA MUDANÇA E FAZER PARTE DELA

Canoas é sem dúvida uma das mais importantes cidades do estado, além de ser uma cidade universitária, com uma população predominantemente jovem, uma cidade que cresce cada vez mais, nos últimos anos tem recebido vários empreendimentos importantes, principalmente no ramo imobiliário. A cidade do Xis (título do qual não me convence de seriedade, mas tudo bem) ainda tem potenciais não explorados, como a bacia hidrográfica do rio Jacuí e toda aquela região, que com investimentos e parcerias podem trazer mais riquezas para nossa cidade. A cidade é referência quando o assunto é espaços de lazer, praças e parques que são bem conhecidos da população, igualmente temos a disposição o parque Gravataí e Guajuviras, belos locais ainda não explorados pela gestão e desconhecido da comunidade. 

Nossa cidade relativamente jovem, pode muito mais, mesmo que atualmente passe por tempos nebulosos, a gestão pública vem sendo manchada por escândalos faltas de entregas efetivas e uma falta de qualidade nos atendimentos de ponta dos serviços básicos, fruto da massificação de cargos comissionados, indicados, que incham a gestão sem necessariamente ter atenção com a formação e qualidade. Infelizmente Canoas, no que se diz respeito à gestão pública, vem sendo usada como pilar eleitoral para projetos pessoais de ascensão política ou politiqueira, o descontentamento de servidores de carreira é visível e não é mais segredo nos corredores e repartições nos quatro cantos da cidade. 

A chegada do período eleitoral faz com que a cidade pare, nos últimos anos, a gestão tem sistematicamente lançado candidatos a deputado estadual e federal “com apoio do prefeito e gestão”, com a velha e asquerosa pressão de apoio dos funcionários, principalmente aqueles nomeados. Prova dessa prática é vista durante o período de campanha, onde aqueles “simpáticos ao governo e seus candidatos” são vistos nas esquinas balançando suas bandeiras com “orgulho e entusiasmo” tão grande que nem cabe em seus rostos. Dependendo do candidato escolhido pelo prefeito ou gestor, o orgulho só cresce (risos). Com advento das eleições em redes sociais, os voluntários também tem suas obrigações de curtidas, compartilhamentos e elogios, independentemente do passado duvidoso de alguns pré-candidatos, o que interessa é elogiar cegamente ou “goela a baixo”. 

Imagem Web –
A compra de voto é prejudicial para todos, o eleitor deve aprender que o mau politico resulta em corrupção, serviços públicos precários e faltas na educação, segurança e saúde.

As experiências são motivadoras, nos últimos anos a prefeitura tem conseguido eleger um representante de seu interesse para a assembleia legislativa. Ressalta-se de seu interesse, não povo. Sim! Canoas já elegeu deputados, aquela lenda e discurso que Canoas não tem deputados já não é verdade há anos, afinal tivemos o saudoso e eterno prefeito Hugo Lagranha como deputado federal, tivemos outros nobres como Jorge Uequed, Jurandir Maciel, Nelsinho Metalúrgico, Dirceu Franciscon, se o nobre leitor não sabia que nossa brava gente já conseguiu eleger esses ilustres políticos, podemos avaliar o comprometimento desses com a comunidade, ou melhor, com seus respectivos prefeitos. 

Em outubro Canoas terá novos postulantes ao parlamento gaúcho, sendo alguns diretamente ligados à gestão e outros em martírio solitário, esses talvez mais compromissados com o canoense ao invés de se tornar um assessor de luxo de prefeito que o canoense comum nem sabe que existe ou elegeu. 

O eleitor é o principal culpado pela falta de qualidade dos atuais políticos. a escolha deve ser feita com responsabilidade.

A política mudou, o eleitor também precisa mudar, está claro que as escolhas para o legislativo afeta diretamente nossas vidas, aquela pressão de grandes comícios, jantar, carreatas e bandeiraços, após a eleição custam caro para o eleitor que não escolhe candidatos com a razão, esses candidatos impostos por pressão e mídia, seguem suas vidas com luxuosos padrão, possibilitado pela voto do pobre e ignorante, que depois reclama da falta de saúde e sucateamento da educação por exemplo.
A política mudou, o eleitor precisa enxergar essa mudança e fazer parte dela. É preciso observar o que se repete há anos, nossas dificuldades são as mesmas há muito tempo, por que cometemos os mesmos erros, mantendo as mesmas pessoas no comando da gestão pública, assim nunca haverá mudança, somente para eles mesmos que transformam suas vidas econômicas de uma forma surpreendente e na maioria das vezes não vivem a solidariedade e humildade que pregam em seus discursos.

Canoas é uma das cidades mais importantes do estado, sem dúvida precisamos de representantes no palácio farroupilha, mas que estes representantes sejam do tamanho de nossa cidade e com o compromisso que esperamos, que seja um homem ou mulher com idoneidade, conhecimento, probo e comprometido com a lisura e transparência que a política deve ofertar, que façamos o possível para eleger uma pessoa nova diferente, que tenha orgulho da brava gente canoense. É possível, depende de todos não ceder à pressão de interesses obscuros. Assim  quem sabe nos tornamos referência política também.

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img