Neoliberalismo à Brasileira

Caros amigos leitores, nesta semana reflito sobre a nova ascensão neoliberal que em tendência mundial com certeza desembarcará em nosso país.

Para ajuste de pensamento para aqueles desavisados tal evento não é novidade, mas perdura em ciclos, pois, tem como característica não intervenção governamental na economia e realizações de privatizações.

Em um ano eleitoral acredito que estará concorrida a pauta com o incentivo a exploração de petróleo em nossas reservas observada a política de reestruturação da Petrobras, a da nova malha ferroviária como obra do futuro a modernizar o país e parte da operações do Porto de Santos como exemplo a outros a serem seguidos; na politica ambiental estejamos atento a destinação dos parques federais a iniciativa privada, como o parque de Foz de Iguaçu e Aparados da Serra (Cambará do Sul) como mote de turismo e preservação.

Muitos poderão achar que programa de privatizações será contra – mão da história, já que alguns países desenvolvidos a tendência tem sido a reestatização de serviços como coleta de lixo, saneamento básico, saúde, educação etc, pois eles na inciativa privada têm se mostrado mais caros e menos eficientes, com isso devemos impor para as agências reguladoras governamentais e ministérios, uma forte fiscalização de fato e com coragem para suspender ou cassar qualquer empresa responsável pelo serviço prestado diante irregularidades apuradas.

Fazendo a analogia histórica remeto me a nova república ou a partir dos anos 90 quando o governo Collor começou a mudar as velhas práticas existentes com o paradigma da globalização das relações internacionais e a disposição do governo brasileiro de influir sobre a regulamentação do sistema multilateral de comércio.

Para desconhecimento tal momento é oportuno diante valorização da nossa moeda depois de forte queda, como um país de muitas commodities e fora do eixo da Guerra Russia e Ucrânia, longe da Europa , somos ricos em recursos naturais e agrícola,fato que traz o mundo querer investir aqui, basta perceber a redução do dólar comercial, o aumento na produção de 300 mil barris de petróleo brasileiro, com bolsa de valores em alta e inflação e juros ainda sob controle diante outras economias mundiais .

Concluo tal reflexão mitigando que a política terá papel de extrema importância , não sendo cabível dissentir em tom eleitoral qualquer possibilidade de progresso brasileiro no cenário internacional , sendo assim refletido internamente afastando o fantasma de recessão que os pessimistas clamam em pauta diária. Força Brasil. Força e Coragem Brasileiros.

Sobre o Autor : Advogado , Jornalista e Observador Político – Instagram : @eduardonapolitica