A Região 21, que contempla as cidades de Rio Grande e Pelotas, além de outros municípios do entorno, recebeu um Alerta do Governo do Estado dentro do modelo dos 3 A’s. Após essa decisão, o Departamento de Jornalismo do Grupo Oceano conversou com a secretária de Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco, para compreender o que a pasta irá fazer para melhorar essa situação.
A R21 tem 158,8 novos casos por 100 mil habitantes, enquanto no Estado são 83,4. De acordo com a gestora, em Rio Grande houve uma oscilação no número de casos confirmados e isso preocupa o Estado, que entende que a circulação do vírus está aumentando na região. “Tivemos dias com nenhum caso e na quarta-feira (22), por exemplo, tiveram 13 confirmados. Este alerta é preventivo para que a gente evite a proliferação”, explicou.
Zelionara acrescenta que o grupo de estudos já está analisando novas ações para controlar o aumento de casos, ela diz que “incentivar a vacinação, reforçar os cuidados e divulgar mais protocolos nas mídias é essencial para que isso aconteça”. O grupo técnico da região sul ainda não se reuniu, mas a expectativa da secretária é que isso aconteça entre quinta (23) e sexta-feira (24). Após esse encontro, novas medidas e protocolos devem ser divulgados pela SMS.