Neste domingo (23), Grêmio tinha uma marca para garantir, o tetra-campeonato do Campeonato Gaúcho. O time treinado por Tiago Nunes entrava campeão e não podia correr o risco de um revés e deixar escapar a taça em seus domínios. O treinador gremista buscava seu primeiro título com a equipe tricolor e para isso tinha o histórico contra o rival a seu favor e os recentes confrontos do imortal contra a equipe do colorado.
O time do Beira-Rio não vencia o tricolor desde 2014 na Arena. Esse era mais um fato que ajudava o comandante azul.
Primeiro tempo morno no futebol e quente na briga
Se o futebol das equipes não apresentava nada para encher os olhos, Rafinha e Yuri Alberto proporcionaram a melhor disputa da etapa inicial. O lateral gremista e o atacante colorado tiveram um certo lance ríspido em bom lance de Palácios, porém os dois iriam mais além.
No segundo lance entre os dois, o atleta colorado gritou dizendo haver levado um soco do jogador gremista. Rafinha, que não é de aceitar desaforo, foi e começou uma discussão com o jovem do Inter. Depois de um breve tumulto, o árbitro Leandro Vuaden expulsou ambos os jogadores, que ainda trocavam farpas nos corredores para os vestiários.
Diego Souza e Ferreirinha no final do primeiro tempo
Após o tumulto, a partida seguia morna e sem perigo para ambos os goleiros. O Inter abusava nos cruzamentos e o Grêmio tentava explorar os contra-ataques e foi assim que saiu o gol tricolor. Bola levantada na área tricolor, Thiago Santos afasta, ela cai para Matheus Henrique, que foge em velocidade. O meio-campo gremista vê Diego Souza se aproximando e entrega a bola para o artilheiro do gauchão, que carrega e abre na ponta esquerda para Ferreirinha, que leva até a grande área, corta para o meio e chuta no canto esquerdo da meta defendida por Marcelo Lomba. Grêmio marca o gol e amplia a vantagem para ser campeão.
O centroavante tricolor ganhou todas as disputas no alto contra os marcadores colorados.
Segundo tempo de oportunidades desperdiçadas e empate colorado.
Na etapa final o Grêmio mantinha o estilo de jogo, deixar a bola com o adversário e jogar no erro colorado. Na tática não estava dando certo, pois o time de Tiago Nunes recuava e o Inter ia subindo e ficando cada vez mais perto do gol tricolor e isso deu resultado. Em cobrança de falta, Rodrigo Dourado subiu sozinho e empatou a partida. Mas o colorado ficou nisso, bola para área e nada de oportunidade mais nítida para gol. Ferreirinha deixou de ampliar duas vezes o placar, mas desperdiçou às duas oportunidades para enlouquecer o torcedor e Ricardinho contou com o estado ruim do campo para também perder uma boa oportunidade. Depois de ótima jogada do Pepê, o atacante tricolor recebeu sozinho com o gol todo aberto e de canela mandou para fora, a bola quica no gramado antes de chegar no jovem gremista.
Final de jogo. Grêmio 1×1 Inter. Grêmio tetra-campeão gaúcho e com um mês de trabalho, o novo treinador gremista Tiago Nunes venceu seu primeiro torneio no comando tricolor e sendo o substituto do ídolo Renato Portaluppi.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Ruan, Geromel e Diogo Barbosa (Cortez); Thiago Santos, Maicon (Vanderson), Matheus Henrique (Lucas Silva), Léo Pereira (Pepê) e Ferreira; Diego Souza (Ricardinho). Técnico: Tiago Nunes.
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei (Praxedes), Lucas Ribeiro, Zé Gabriel e Moisés (Caio Vidal); Dourado, Edenilson (Guerrero) e Nonato (Léo Borges); Yuri Alberto, Galhardo e Palacios (Lucas Ramos). Técnico: Miguel Ángel Ramírez.
Próximo jogo do Grêmio será contra o La Equidad, pela Copa Sul-americana e no próximo final de semana tricolor estreia contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.