O ano de 2019 ainda não acabou para o futebol chileno. Estão agendadas para este sábado as duas partidas das semifinais da Copa Chile, e uma delas definiria o adversário do Internacional na segunda fase prévia da Libertadores. No entanto, o duelo entre Unión Española e Universidad de Chile pode terminar em WO. Com vitória da La U.
A outra semifinal será entre Universidad Católica e Colo-Colo, duas equipes já classificadas ao torneio continental.
Pouco depois, anunciou que a Copa do Chile seria disputada em janeiro, para cumprir um prazo estabelecido pela Conmebol para a definição do time “Chile 4”. Ao contrário das fases anteriores, a semifinal ocorrerá com confrontos únicos em local neutro, e a vaga na Libertadores destinada ao seu vencedor sairia do confronto entre Unión Española e Universidad de Chile. No entanto, os Hispanos não aceitaram tal critério.
O regulamento da Copa prevê que, caso o campeão tenha sua vaga garantida, o vice teria seu lugar. Porém, se ambos chegassem à decisão assegurados na Libertadores, a vaga ficaria com o melhor time classificado no Campeonato Chileno que ainda estivesse vivo na Copa.