Rede recebe obras de manutenção e qualificação para garantir mais segurança e conforto a alunos e profissionais
Faltando 16 dias para o início do ano letivo de 2026, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Canoas estão passando por uma série de melhorias para receber alunos, professores e toda a comunidade escolar. As aulas começam no dia 6 de fevereiro, contemplando 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 38 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
A rede municipal atende cerca de 25 mil estudantes nas EMEFs e aproximadamente 5 mil crianças nas EMEIs. Ao todo, são 2,2 mil profissionais da educação, entre professores, técnicos em educação e profissionais de apoio, que atuam diariamente nas unidades escolares do município.
Durante o recesso escolar, diversas frentes de trabalho estão sendo executadas, como serviços de pintura, instalação de aparelhos de ar-condicionado, conserto de calçadas, além da implantação de toldos e coberturas em corredores, visando mais conforto térmico e segurança na circulação.
Para a primeira semana de fevereiro, também estão programados serviços de corte de grama e limpeza interna das escolas, preparando os espaços para a retomada das atividades.
“A Educação não para. Enquanto os estudantes estão curtindo as férias com as suas famílias, a infraestrutura das escolas está recebendo melhorias para o início do ano letivo. São várias benfeitorias que estão sendo realizadas para que possamos garantir um retorno com segurança e qualidade”, destaca a secretária-adjunta de Educação, Gisele Bervig Martins.
Entre as instituições que recebem intervenções está a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Alcy Paulo de Oliveira (Cica), localizada no bairro Mato Grande. A unidade foi severamente atingida pela enchente de 2024 e agora passa por melhorias definitivas. No local, estão sendo realizadas a substituição de azulejos, serviços de pintura e a instalação de 25 aparelhos de ar-condicionado, que irão climatizar todas as salas de aula e os espaços administrativos da escola.
As ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Canoas com a valorização da educação pública e com a oferta de ambientes mais adequados, seguros e acolhedores para estudantes e profissionais.
Foto: Vinícius Medeiros



