Resultado positivo reflete o comprometimento de alunos, professores e famílias com o processo de avaliação nacional da educação básica
A rede municipal de ensino de Gravataí encerrou, no dia 6 de novembro, a participação nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 com resultado expressivo. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o município atingiu 88% de presença dos alunos, demonstrando o comprometimento das escolas, professores, estudantes e famílias com o processo avaliativo nacional.
Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb tem como objetivo diagnosticar a qualidade da educação básica no país, fornecendo dados que orientam políticas públicas e estratégias pedagógicas. Em Gravataí, as avaliações foram aplicadas entre 23 de outubro e 6 de novembro para turmas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental.
“Queremos agradecer e parabenizar a comunidade escolar como um todo, educadores, alunos e familiares pelo empenho na realização das avaliações. Sem dúvidas, foi um movimento em rede que irá render ótimos frutos para a educação”, destacou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
Preparação e engajamento das escolas
Nas semanas que antecederam a aplicação do Saeb, a Smed realizou ações de mobilização e preparação com foco na qualidade da aprendizagem e no engajamento dos alunos. O Departamento Pedagógico promoveu encontros com equipes diretivas e professores para análise de índices de aprendizagem e definição de metas específicas para cada escola.
Um dos destaques foi o “Dia D” de preparação, realizado em 13 de outubro, quando toda a rede se mobilizou em um grande momento de revisão e incentivo ao estudo. Foram aplicados simulados e atividades lúdicas voltadas ao fortalecimento dos conteúdos das provas.
Para ampliar a participação dos estudantes, a Smed também organizou um concurso de vídeos entre as turmas avaliadas, premiando aquelas que demonstraram maior envolvimento e frequência. Durante o período de aplicação, assessorias pedagógicas acompanharam de perto o andamento das provas e, em alguns casos, participaram de buscas ativas de alunos ausentes, em parceria com as equipes escolares.
“Parabenizamos nossos professores, alunos e famílias pelo empenho e dedicação, mostrando todo o conhecimento adquirido durante os simulados e demais momentos de estudo. Um agradecimento especial às escolas, que deram um verdadeiro show de criatividade, com lanches especiais, materiais personalizados e decoração alusiva ao dia das provas”, destacou a diretora pedagógica da Smed, Mariclei Martins.
Sobre o Saeb
Criado em 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como propósito avaliar a qualidade do ensino em todo o país e subsidiar políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem. A prova é composta por testes de Língua Portuguesa e Matemática, além de questões amostrais de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aplicado bienalmente, o Saeb é direcionado aos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em todas as escolas públicas do país. Os resultados da edição 2025 serão divulgados a partir de 28 de agosto de 2026, junto aos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e demais indicadores complementares.
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