Evento no dia 19 de novembro reunirá lideranças, empreendedores e instituições para cocriar a marca que representará o território inovador do município
Gravataí dá mais um passo em sua jornada de fortalecimento da inovação e da governança colaborativa. No próximo dia 19 de novembro, das 13h30 às 17h, será realizado o encontro “Design como Estratégia de Governança: Construindo a Identidade Visual do Ecossistema de Gravataí”, no Hub de Inovação SMICT – Instituto Prado Tech | Casa das Startups, localizado na Rua Ciudadela, nº 4.294 – Vila Morada Gaúcha.
A iniciativa integra o processo de consolidação do Ecossistema de Inovação de Gravataí, reunindo lideranças, empreendedores, educadores, investidores, startups, universidades e organizações da sociedade civil em uma jornada colaborativa para definir a identidade visual e simbólica que representará o território inovador do município.
Com o tema “Quando ideias se conectam, a criatividade e a tecnologia se unem para transformar”, o encontro propõe refletir sobre os valores, propósitos e atributos que traduzem o espírito inovador da cidade. O objetivo é cocriar uma marca coletiva que simbolize a união de esforços entre poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil, alinhada à metodologia do Sebrae e às diretrizes estratégicas de desenvolvimento do município.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, destaca que o momento representa um marco na consolidação do ecossistema local.
“O Ecossistema de Inovação de Gravataí vem se consolidando como um espaço de conexões genuínas entre pessoas, ideias e propósitos. Este encontro representa a força da colaboração e o compromisso coletivo de construir um futuro baseado na criatividade, na sustentabilidade e no desenvolvimento humano. Ao definirmos juntos a identidade visual do nosso ecossistema, estamos também definindo o que Gravataí quer ser para as próximas gerações: um território de inovação, oportunidades e transformação.”
O diálogo será conduzido de forma colaborativa, promovendo o senso de pertencimento e fortalecendo a visão de futuro que posiciona Gravataí como referência regional em educação, formação estratégica e desenvolvimento de pessoas inovadoras.
Cronograma do Encontro:
13h30 – 14h | Credenciamento e Networking
14h – 14h45 | Abertura Oficial
Instituto Prado Tech – Casa das Startups
Rua Ciudadela, nº 4.294 – Vila Morada Gaúcha, Gravataí/RS
Participantes:
Selma Fraga – Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí (SMICT)
Paula Tarrasconi Schmitz – Coordenadora de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT)
João Neto – Analista de Projetos de Inovação (Sebrae RS)
Luiz Felipe Telles – Agente Local de Inovação do Ecossistema de Gravataí (Sebrae RS)
14h45 – 16h30 | Painel e Atividade Colaborativa
Tema: Vamos falar de identidade: Design como Estratégia de Governança – Quem somos e quem queremos ser?
16h30 – 17h | Networking e Encerramento
Inscrições gratuitas: sympla.com.br/evento/encontro-do-ecossistema-de-inovacao-de-gravatai/3192648
Foto: Divulgação



