Projeto da rede municipal, apoiado pela Smed, promove rodas de conversa e escuta ativa com pais e responsáveis, reforçando a importância da educação inclusiva e do vínculo entre escola e família.
A Escola Municipal São Marcos, de Gravataí, realizou na última semana a 20ª edição do Encontro Especial, uma iniciativa que busca promover um espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento das famílias com filhos atípicos. O projeto, criado há dois anos, é desenvolvido pela própria instituição com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que se mantém à disposição das famílias para encaminhamentos e atendimentos complementares.
“O Encontro Especial da Escola São Marcos traz muitos ganhos à comunidade escolar, mas o principal deles é acolher os pais e trocar experiências, tendo a certeza de que não estão sozinhos e que todos trabalham por uma educação inclusiva de qualidade, com o intuito de atender o aluno cada vez melhor”, destacou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
As reuniões acontecem, em média, uma vez por mês e reúnem cerca de 25 participantes. Durante os encontros, as famílias são convidadas a participar de rodas de conversa com a presença da equipe diretiva, professores, orientadores educacionais e profissionais do atendimento especializado, criando um espaço de confiança e partilha.
“Trabalhamos em unidade, incluindo o estudante atípico em todos os espaços, pois o vemos como parte da comunidade São Marcos. O 20º Encontro Especial foi único. Palavras como gratidão, parceria, orgulho e alegria resumem o sentimento de pertencimento que vivenciamos”, afirmou a diretora da escola, Tatiane Dutra.
Família e escola juntas pela inclusão
A iniciativa tem como foco estimular o empoderamento familiar e fortalecer a relação entre escola e comunidade, promovendo uma sociedade mais inclusiva, acolhedora e sensível às diferenças.
Momentos como o Encontro Especial se tornam fundamentais para que as famílias encontrem apoio emocional, equilíbrio e coragem para seguir junto no processo educativo de seus filhos.
Foto: Divulgação



