Prefeito Luiz Zaffalon e secretário Guilherme Ósio participam de um dos maiores eventos globais sobre ação climática, em busca de parcerias e recursos para requalificação sustentável da Avenida Dorival
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, e o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos, Guilherme Ósio, cumprem agenda no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5 de novembro, para participar da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, um dos maiores eventos do mundo voltados a cidades comprometidas com o enfrentamento às mudanças climáticas.
Na oportunidade, os gestores irão apresentar o projeto “Reviva Dorival”, que busca requalificar a Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira — uma das principais vias de Gravataí — a partir de soluções inovadoras com benefícios socioambientais e econômicos.
“Vamos em busca de apoio técnico e financeiro para a requalificação da Avenida Dorival em sua totalidade, com uma nova proposta conceitual para a via, valorizando a drenagem urbana, a arborização com corredores verdes e a melhoria da infraestrutura, com a possibilidade de implantação de ciclovias”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
Projeto selecionado entre iniciativas de todo o país
No Brasil, apenas 29 projetos foram escolhidos para serem apresentados na C40, e Gravataí está entre os selecionados. A ação integra a Incubadora de Projetos Solução Natureza, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que apoia prefeituras e consórcios municipais no desenvolvimento de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) — conceito que une sustentabilidade, resiliência urbana e desenvolvimento econômico.
O objetivo é conectar os projetos municipais a financiadores nacionais e internacionais, além de oferecer apoio técnico especializado para ampliar o impacto e a viabilidade das propostas.
C40: cidades que lideram a ação climática
A Cúpula de Prefeitos da C40 reúne lideranças de mais de 100 grandes cidades do mundo, além de investidores, filantropos, organizações internacionais, representantes do setor privado e da sociedade civil. O evento pretende destacar exemplos concretos de ação climática global, mobilizar novos recursos de financiamento e alinhar políticas urbanas às metas globais de sustentabilidade e neutralidade de carbono.
Com a presença de Gravataí, o município reforça seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e busca consolidar-se como uma cidade que alia inovação, planejamento e responsabilidade ambiental.
“O Reviva Dorival é um projeto que simboliza a Gravataí que queremos construir: moderna, sustentável e conectada às grandes transformações urbanas do mundo. Estar entre os selecionados para a C40 é um reconhecimento do potencial do município em desenvolver soluções urbanas com impacto positivo para a população e para o meio ambiente”, afirmou o secretário Guilherme Ósio.
Foto: Arquivo PMG



